Campus Ibirubá Renova Parceria com Vence Tudo

O IFRS Campus Ibirubá renovou a parceria com a Vence Tudo na terça-feira, 23 de abril. O trabalho conjunto com a empresa acontece desde 2012 e, no convênio para 2019, estão previstas duas semeadoras para o Campus, uma Pampeana de 20 linhas para culturas de inverno e uma Panther de 7 linhas para culturas de verão, as quais farão o plantio da área de lavoura na instituição, bem como servirão para o aprendizado dos estudantes dos cursos da área agrícola.

O evento de assinatura da renovação reuniu membros da direção da Vence Tudo e do Campus Ibirubá, ainda estiveram presentes o reitor do IFRS e o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O reitor Júlio Xandro Heck destacou a importância dessa colaboração entre empresa e instituto federal: “Essa relação de vocês (Campus Ibirubá e Vence Tudo) serve como modelo para toda a instituição, estamos muito satisfeitos com a parceria.”

O Diretor-Presidente da Vence Tudo, Marcos Lauxen, salientou a relevância de o IFRS oferecer cursos de graduação, segundo ele: “Quando que nós imaginamos que íamos ter um curso de Engenharia Mecânica e Agronomia aqui? Antigamente, quem queria estudar tinha que ir para Passo Fundo ou Ijuí”. Marcos ainda ressaltou que os profissionais formados no IF encontram oportunidades na Vence Tudo, podendo começar trabalhar ainda no começo do curso e crescer dentro da empresa ao final desse.

O gerente comercial da Vence Tudo, Idemar Budke, falou a respeito da eficiência do trabalho conjunto, pois o objetivo da empresa é, também, que seu equipamento seja visto e conhecido pelos estudantes de Agropecuária e Agronomia e estão recebendo um bom retorno desse público nas feiras da região. Ainda comentou que os testes da Pampeana iniciaram no IF e hoje a semeadora já conta com versões que vão até 65 linhas, provando a evolução do produto.

Em sequência, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto, e o Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Campus Ibirubá, Edimar Manica, frisaram a consolidação do Campus e os projetos para os próximos 5 anos, dentre os quais está a abertura de um curso de Especialização em Tecnologias do Campo, o qual deverá unir as áreas de Agronomia, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação, as quais já tem cursos superiores disponíveis.

Por fim, foram tratados de assuntos pertinentes para a manutenção e fortalecimento da parceria entre IFRS e Vence Tudo e procedeu-se à assinatura do convênio.