Campus Ibirubá participa de Encontro Tradicionalista

O Encontro Cultural Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil acontece anualmente e reúne o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal Farroupilha e o Instituto Federal Catarinense, bem como a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em um final de semana dedicado especialmente às tradições culturais da região. Outras instituições da região sul também são convidadas a participar de acordo com sua disponibilidade.

A edição de 2019 aconteceu no Parque Cinquentenário, na cidade de Farroupilha-RS, sob coordenação do IFRS Campus Bento Gonçalves e Campus Farroupilha, reunindo mais de 300 pessoas de 11 instituições. Durante o evento, ocorreram provas artístico culturais e campeiras como o truco gaudério, modalidade em que a aluna do Curso Técnico em Informática do Campus Ibirubá, Maria Eduarda de Souza, foi uma das campeãs e o revezamento de mate, onde a aluna Patrícia Guadagnin Vogel, do Curso Técnico em Agropecuária, representou Ibirubá na equipe campeã. O Campus ainda levou o 3º lugar na Organização do Acampamento.

Outras provas ainda tiveram lugar na competição, como o triatlo campeiro, o tejo cultural, laço de vaca parada, artilharia de bodoque e cabo de guerra. Em paralelo com o evento, aconteceu o IX
Festival da Canção Cultural Tradicionalista (Fecult), que permitiu a apresentação de diversos cantores tradicionalistas da nova geração. Por fim, a dança das invernadas encantou os participantes, o Campus Ibirubá participou dessa atividade com os 13 pares que fazem parte do GAM Campeiros da Tradição, coordenados pela professora Magda Pereira e pelo servidor Eduardo Antunes. Magda destacou que a participação do Campus foi marcante: “Eles são maravilhosos! Uma turma parceira e receptiva, foi uma experiência única ficar três dias em prol da cultura gaúcha. Foi muito emocionante”.

*Imagens: Chasque Bueno