Campus Ibirubá mobiliza autoridades municipais e estaduais para melhoria de acesso ao Campus

O Campus Ibirubá está crescendo e com isso algumas estruturas não comportam mais o trânsito intenso do público da instituição. Podemos destacar o acesso principal do Campus, que está ficando pequeno para a movimentação de automóveis e ônibus nos períodos de entrada e saída das aulas, e o espaço para estacionamento de veículos. Solucionar essas questões envolve a mobilização de entidades municipais e estaduais responsáveis pelas estradas e rodovias. Com isso, a gestão e estudantes do Campus realizaram reuniões com autoridades políticas da região para traçar estratégias e implementar melhorias.

No dia 18 de agosto, a diretora-geral, Sandra Peringer, a diretora de ensino, Carina Tonieto, e o estudante de Agronomia Décio Rauch Júnior reuniram-se com o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, a fim de solicitar a implementação de uma faixa de desaceleração para conversão à estrada rural secundária que dá acesso ao Campus, no lado direito da VRS824, sentido Ibirubá – Quinze de Novembro, na altura do km 01 + 1090 metros. A intenção é facilitar a conversão à esquerda e à direita, evitando obstrução do trânsito e facilitando manobras de ônibus escolares.

Crédito da imagem: Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá

Já no dia 21 de agosto, a reunião foi com os vereadores do município de Ibirubá, a pauta foi a colaboração das autoridades municipais para a realização da obra supracitada. Além dessa obra, também foram tratados pontos relevantes para a construção de um novo espaço de estacionamento no Campus, atrás do prédio de laboratórios da mecânica e eletrotécnica. Com isso, alunos e servidores que se deslocam para a instituição com carro próprio terão mais segurança para estacionar os veículos em local apropriado, evitando acidentes e possíveis danos aos carros.

As autoridades estão comprometidas com as melhorias no Campus, mas muitas questões dependem de planejamento e deverão levar ainda algum tempo para serem executadas. A primeira obra a ser executada é o estacionamento que, segundo o coordenador de obras de Ibirubá André Oliveira Ferreira, deve iniciar nos próximos dias.