Campus Ibirubá inaugura Meliponário Escola

O Meliponário Escola é uma parceria do projeto de fortalecimento da apicultura na região, coordenado pela professora Renata Porto Alegre Garcia, com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas – A.B.E.L.H.A., a EMATER de Ibirubá e a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Ibirubá e Região. A inauguração do espaço aconteceu na sexta-feira, 22 de novembro, e contou com a presença de alunos, servidores e comunidade regional.

Durante a inauguração, a relevância da parceria foi destacada pelos representantes das entidades que auxiliaram na criação do meliponário. Ana Luísa Assad, representante da A.B.E.L.H.A., destacou: “Esse é só o comecinho de uma parceria, a gente já está trabalhando com um projeto de pesquisa e com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da região para instalar um apiário escola”. Aline Deutsch, da EMATER de Ibirubá, ressaltou que “essa parceria já vem de longa data, desde que tivemos a inauguração do Instituto Federal aqui a gente já trabalha em parceria em diversas áreas, mas em especial a apicultura e a meliponicultura vêm se destacando nesses últimos anos como a atividade principal”.

O espaço é uma demanda da região, é aberto ao público e receberá visitas de estudantes e produtores da região para conhecer como formar um meliponário de abelhas sem ferrão, bem como receber capacitação e novos conhecimentos sobre a produção. São oito espécies de abelhas sem ferrão em diversas colmeias espalhadas pelo meliponário. A professora Renata enfatiza que já há agendamentos para as primeiras visitas e que são poucas datas ainda em 2019, começando o trabalho com força total em 2020, segundo ela, um dos objetivos é “que se conheçam as abelhas do Rio Grande do Sul e que as crianças tenham menos medo de abelha, porque geralmente o medo vem relacionado à picada, assim esse trabalho vai ser voltado à preservação do meio ambiente e à importância das abelhas”.

Quem tiver interesse em conhecer o espaço e o trabalho na área de apicultura e meliponicultura desenvolvido no Campus Ibirubá pode entrar em contato com a professora Renata pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3324-8107.