Campus Ibirubá elege documentário que representará a cidade na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Esse ano, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta 6ª edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada e uma das principais novidades foi a inclusão de um novo gênero/categoria de inscrição, entre os já existentes: o Documentário.

No IFRS Campus Ibirubá, os estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados em Informática e Mecânica participaram da olimpíada coordenados pela professora Dra. Fernanda Schneider. Foram produzidos 18 documentários sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente onde eles vivem. Esses trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora Escolar composta por duas profissionais da área de letras e dois profissionais da área de comunicação e audiovisual.

O documentário escolhido para representar o Campus e o município de Ibirubá na etapa estadual é intitulado “Uma colher de mel, uma vida inteira de trabalho” e trata sobre os produtores de mel da região do Alto Jacuí e a importância das abelhas para o ecossistema. O trabalho foi produzido pelos estudantes Camila Sand, Estéfano Rius e Inaê Kogler Klein, do 2º ano Informática.