Campus Ibirubá e Stara Firmam Acordo de Cooperação Técnica

O desenvolvimento regional é um dos pilares do IFRS, auxiliando no crescimento das regiões nas quais está inserido. Para que isso ocorra de forma constante e planejada, a interação e trabalho conjunto com outras instituições locais é fundamental.

Pensando nesse fator, o IFRS Campus Ibirubá firmou uma parceria de cooperação técnica com a empresa Stara, sediada em Não Me Toque e a qual já propicia estágio para os estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus. A Stara produz equipamentos voltados para o cultivo agrícola, tais como plantadeiras, pulverizadores, entre outros e é uma das maiores empresas do setor na região do Alto Jacuí.

O projeto, inicialmente, acontece com a equipe do curso de Agronomia, envolvendo professores, alunos e técnicos administrativos da área de solos e máquinas. A primeira fase tem foco na validação de equipamentos de avaliação das condições do solo e será realizada em laboratório, para que em sequência seja possível aplicar os aprimoramentos necessários em campo. O Campus Ibirubá possui uma vasta área agrícola, utilizada principalmente pelos cursos de Agronomia e Agropecuária, e com a colaboração da Stara será possível tirar melhor proveito da área e equipamentos disponíveis.

O professor Ronaldo Serpa da Rosa, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Campus Ibirubá, vê com bons olhos a parceria e destaca que esse é apenas o primeiro passo para futuras cooperações entre o IFRS e empresas da região. Sempre mantendo a perspectiva do desenvolvimento dos setores envolvidos e gerando benefícios para ambas as partes.