Campus Ibirubá é destaque no Ideb e fica na 11ª posição no RS

Os três campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que integram a lista do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 referente ao Ensino Médio superaram a média obtida no Estado e no país. O Campus Ibirubá do IFRS alcançou nota 6,0 no Ideb 2019 e ficou na 11ª posição na classificação estadual entre escolas públicas e privadas. A média geral do Rio Grande do Sul e do Brasil para o Ensino Médio foi de 4.2, considerando redes pública e privada.

O Campus Farroupilha do IFRS conquistou a segunda melhor nota do Rio Grande do Sul. O desempenho foi de 6,8. Em nível nacional, esse resultado é equivalente ao oitavo melhor obtido pelas escolas de Ensino Médio, entre instituições públicas e privadas. O Campus Sertão do IFRS obteve nota 4,9.

O Ministério da Educação divulgou os resultados na terça-feira, 15 de setembro de 2020. O Ideb busca medir a qualidade do ensino com base em dois fatores: as taxas de aprovação dos estudantes e a média obtida em provas que analisam conhecimentos de Português e Matemática. No caso do Ensino Médio, estudantes do terceiro ano realizam as avaliações. O índice varia de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos.