Início do conteúdo

Campus Ibirubá e Coopeagri estabelecem parceria para viabilizar a produção de mirtilos na região


A integração entre o IFRS – Campus Ibirubá e os arranjos produtivos locais está presente em diversas áreas onde a instituição atua, por meio de projetos ou atividades que busquem a solução de problemas encontrados no dia a dia de vários setores. Uma dessas formas de cooperação são os projetos de pesquisa e acordos de parceria, que desempenham um papel fundamental para o levantamento de demandas e criação de ações voltadas para a resolução de problemas.

O IFRS Campus Ibirubá possui uma parceria de longa data com a Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Ibirubá LTDA, a Coopeagri. No mês de novembro de 2020, a parceria foi estreitada com a prospecção de um novo projeto. O novo acordo tem por objetivo produzir informações técnicas quanto à adaptação de cultivares de mirtilo, visando fomentar a introdução do cultivo na região do Alto Jacuí e a diversificação de culturas para aumento de renda aos pequenos produtores da região.

Nesse sentido, o projeto de pesquisa intitulado: “Cultivo de mirtilo (Vaccinium spp) irrigado na região do Alto Jacuí”, sob coordenação da professora Bruna Pimenta busca implementar tais ações. A equipe do IFRS trabalha nesse projeto desde o início deste ano e conta com bolsistas do curso de Agronomia. Os bolsistas Tamara Gysi e João Rudolfo Henn atuam de forma conjunta com a professora Bruna e com os profissionais da empresa Coopeagri, a fim de construir bases de dados necessárias para o avanço da pesquisa. Os experimentos ocorrem em quatro diferentes locais, dois no município de Ibirubá, um em Quinze de Novembro e outro em Colorado/RS. Devido a isso, espera-se que esses resultados tenham impacto regional, incentivem a produção em larga escala e que a cadeia produtiva da cultura possa ser estruturada.

De acordo com Lucas Andrade, coordenador do escritório de projetos do Campus Ibirubá, a parceria é de grande importância, pois fortalece o trabalho do IFRS – Campus Ibirubá em cooperar e estreitar as relações com os arranjos produtivos de Ibirubá e da região do Alto do Jacuí.

Fim do conteúdo