Início do conteúdo

Campus Ibirubá capacita servidores para gestão e fiscalização de contratos


Por ser uma instituição federal, sempre que o Campus Ibirubá precisa adquirir um produto ou serviço é necessário que seja feita uma licitação de acordo com a legislação vigente, então, quando o Campus compra um produto, há um servidor responsável por verificar se aquele produto está de acordo com o que foi solicitado para então atestar a nota de recebimento e liberar o pagamento. No entanto, quando o assunto é serviço, como no caso do trabalho de empregados terceirizados, acontece a fiscalização de contrato, uma garantia de que a empresa contratada cumpre com suas obrigações para com o Campus e com os empregados.

Todos os servidores públicos podem ser fiscais de contrato ao longo de sua vida funcional, no Campus Ibirubá existem várias pessoas, de diferentes áreas que desempenham esse papel. O objetivo  é garantir um bom serviço para a instituição e um bom local de trabalho para os terceirizados, logo, para atender as demandas de fiscalização técnica e administrativa é preciso que os servidores conheçam as leis e aprimorem técnicas para obter bons resultados.

A capacitação para os fiscais foi promovida pela Diretoria de Administração e Planejamento e o Setor de Licitações e Contratos e realizada por meio da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) de forma EAD na manhã de 3 de setembro. O seminário foi ministrado por João Luiz Domingues, da Controladoria Geral da União, e abordou temas onde há mais dificuldade na fiscalização. João destacou que para simplificar a fiscalização, o principal é observar na hora da contratação, para que todos os pontos necessários sejam bem dimensionados e cobertos pelo serviço, bem como a importância de relatar quaisquer problemas que possam acontecer entre a instituição e a empresa contratada, como forma de gerar histórico para tal empresa e facilitar contratações futuras.

Fim do conteúdo