Início do conteúdo

Campus Ibirubá auxilia na produção de EPIs para hospitais da região


O IFRS, preocupado com a comunidade da qual faz parte, age em diversas áreas a fim de prevenir e combater o Covid-19. Essas ações envolvem grupos de servidores em praticamente todos os campi.

Em Ibirubá não é diferente, uma equipe multidisciplinar de servidores voluntários busca atender aos alunos e às necessidades regionais. No momento, o trabalho dessa equipe está focado em desenvolver equipamentos que possam ser utilizados por profissionais da saúde em postos e hospitais do município e da região.

Na manhã de primeiro de abril, os professores Cristiano Kulman e Rodrigo Lange, junto com a Diretora Geral
Sandra Peringer, participaram de uma reunião com o prefeito municipal de Ibirubá, Abel Grave, a secretária municipal de Saúde, Carlota Artmann, a Técnica em Enfermagem da Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Simone Copini, a Enfermeira Carla Scarantti, também da secretaria de saúde e a enfermeira Vanessa Hentges, do Hospital Annes Dias. Nessa oportunidade, a equipe do IFRS apresentou um protótipo de EPI e ideias de equipamentos que podem ser produzidos no Campus, bem como escutou as demandas do município.

O EPI apresentado é um equipamento de proteção facial fabricado em impressora 3D. Foram entregues diversos modelos para que os profissionais da saúde testem e digam qual o mais adequado para que haja a fabricação de mais peças. Ainda foi apresentada a ideia de um túnel para esterilização, cujo protótipo será montado nos próximos dias.

Além desse trabalho em parceria com a prefeitura de Ibirubá, o Campus também está em contato com a comunidade de Cruz Alta, onde há a demanda de equipamentos semelhantes.

Confira aqui a Tradução em LIBRAS

Fim do conteúdo