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Ano Letivo inicia com Jornada Pedagógica


Os professores do IFRS Campus Ibirubá voltaram às atividades no dia 11 de fevereiro para participar da Jornada Pedagógica, o evento de formação acontece anualmente no Campus e promove palestras e oficinas.

Esse ano, as atividades que reúnem todos os servidores do Campus aconteceram em dois dias. No primeiro, 11/02, os servidores do Campus Sertão do IFRS vieram até Ibirubá para fazer um trabalho conjunto, que iniciou com uma proposição artística da professora Elisa Iop, de Sertão, onde os participantes receberam fios coloridos e foram incumbidos de decorar uma parte do local em que estavam, ao final da ação, o auditório central estava coberto de cores e formas elaboradas pelos servidores. Após, iniciaram as palestras, que aconteceram em forma de roda de conversa sobre o tema central “Entrelaçamentos da Comunicação Não Violenta e da Cultura da Paz”, que foi mediada por João Paulo Bittencourt Cardozo, 2° Promotor de Justiça Criminal de Carazinho/RS e Voluntário do movimento pela Paz Sepé Tiarajú, e por Gabriele Albuquerque da Silva, psicóloga, especialista em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa e Mestre em Educação, integrante da equipe multiprofissional do Departamento de Assistência Estudantil (DAE) do IFRS Campus Sertão e autora do blog Jardim da Empatia.

A conversa transcorreu por cerca de duas horas e foram traçados diversos panoramas para a comunicação não violenta, João compartilhou um pouco de sua experiência no movimento pela Paz Sepé Tiaraju, que busca a diminuição da violência, utilizando a educação para isso, em um trabalho conjunto entre família, escola e sociedade. Já Gabriele citou exemplos de como transformar um diálogo violento em um diálogo tranquilo, de paz, ela ressaltou que o principal problema encontrado nessas situações é a demonstração das próprias emoções, retirando a responsabilidade do outro e tomando para si, reconhecendo o porquê de estar sentindo determinado sentimento. Na parte da tarde, ocorreram diversas oficinas, que englobaram temas como amarrações africanas em tecido, cosmética natural, desenvolvimento de tecnologias assistivas, estatística, criação de jogos,  Design Thinking, noções de fotografia, entre outras.

No dia seguinte, os servidores do Campus Ibirubá participaram de um desafio interativo, onde formaram grupos e elaboraram estratégias de comunicação envolvendo temas próprios do dia a dia da instituição. Após apresentarem a parte criativa de suas propostas, a gincana continuou com o torneio pega bandeira, como forma de enfatizar a importância de praticar atividades físicas. Finalizada a competição, todos se reuniram na padaria da instituição para um lanche de confraternização e entrega de premiação para a equipe vencedora.

Nos demais dias da semana, os professores tiveram reuniões de cursos e tempo para a atividades de organização e planejamento individuais e coletivos de acordo com as necessidades de cada curso.

 

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