Alunos desenvolvem softwares que solucionam problemas reais

Os estudantes da turma 102, primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado, trabalham com conhecimentos de informática que os permitem desenvolver softwares para solucionar problemas reais, como por exemplo o gerenciamento de estoque de uma loja, informatizando e facilitando processos que demandariam muito tempo para serem organizados sem o auxílio tecnológico.

Na disciplina de Banco de Dados, os estudantes foram instigados a desenvolver diferentes tipos de softwares para diferentes negócios. Os trabalhos contemplaram áreas como o gerenciamento de matrículas e mensalidades de uma escola infantil particular, gerenciamento de estoque, logística e vendas para uma padaria, um restaurante e uma revenda de carros, entre outros.

A atividade promoveu a autonomia e proatividade dos alunos, visto que, para desenvolver o projeto, necessitaram recorrer a conhecimentos tanto da disciplina de Banco de Dados quanto da disciplina de Programação. O auxílio da tecnologia também foi indispensável, onde utilizaram conhecimentos disponíveis online para solucionar questões ainda não abordadas em sala de aula, ou para fortalecer a base já conhecida.

Na segunda-feira, dia 11 de dezembro, os estudantes apresentaram seus projetos para a comunidade do IFRS. Alguns trabalhos ainda não foram 100% concluídos e os estudantes pretendem dar continuidade a eles para que possam ser, de fato, implementados nas atividades às quais são destinados. O professor Edimar Manica, responsável pela disciplina de Banco de Dados, destacou que “os alunos superaram as expectativas, o que foi uma surpresa positiva para nós, pois houve grande dedicação ao trabalho”.