Alunos Desenvolvem microturbina no curso de Engenharia Mecânica

O projeto “Avaliação de Modelos de Câmaras de Combustão para Microturbinas de Gás Derivadas de Turbocompressores Veiculares” é coordenado pelo professor Daniel Vieira Pinto e desde o ano passado desenvolve e aperfeiçoa modelos para que os estudantes entendam o funcionamento e possam colocar em prática os conhecimentos teóricos que adquirem nas aulas.

Uma microturbina é um motor de combustão interna, como os que são utilizados em termoelétricas e em motores de avião. Os estudantes de Engenharia Mecânica Evandro Andrei Conrad e Ricardo Albano Jaeger, que trabalham no projeto, já construíram a câmara de combustão, que é uma das três partes principais do motor. Nessa atividade, eles fizeram simulações de mecânica dos fluídos computacional para otimizar o desenho antes de fazer a construção e garantir que o projeto funcionasse como o desejado. Foram testados três modelos para analisar qual o mais vantajoso e então esse foi construído.

Para testar o equipamento, e utilizá-lo em sala de aula, foi desenvolvido outro projeto, esse voltado para o técnico em mecânica integrado. O estudante Anderson Signorelli pesquisa e desenvolve uma bancada de ensaios, com sistemas de aquisição de dados para avaliar a eficiência térmica das câmaras de combustão, ou seja, ver o quanto se aproveita de energia em relação ao combustível que é consumido.

Todos os equipamentos utilizados nos experimentos foram adquiridos com recursos próprios da instituição e doação feita pelo coordenador e alunos pesquisadores dos projetos. Dada a escassez de recursos, a otimização e economia são fundamentais, mesmo assim, a equipe, que já desenvolveu esses projetos, não se desmotiva e ainda trabalha na criação de um dinamômetro hidráulico de baixo custo. Esse projeto é acompanhado pelo aluno de Engenharia Mecânica Yannick Marcena, que projeta o dinamômetro, equipamento que serve para avaliar o desempenho de um motor, especificamente medindo a potência desse. Após concluído, o produto elaborado pelo Campus Ibirubá será disponibilizado para a equipe de eficiência energética do Campus Erechim.