Alunos da Engenharia Mecânica fazem visita à Equipe de Baja da UFSM

Baja é uma espécie de pequeno veículo motorizado, geralmente utilizando materiais mais leves, como fibra de vidro, para a carroceria. O veículo é um off-road usado para rodar em dunas e corridas.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui uma equipe que compete em corridas de Baja, a Bombaja, formada por estudantes de cursos daquela universidade. A equipe já visitou o Campus Ibirubá em outra oportunidade e demonstrou como eram feitos os veículos, que nesse caso são projetados desde o chassis, despertando interesse nos estudantes locais. Com isso, uma turma de nove alunos do Campus Ibirubá visitou a equipe em Santa Maria em abril, com o objetivo de montar sua própria equipe de Baja em Ibirubá.

Participaram estudantes de diversas turmas do curso de Engenharia Mecânica, acompanhados pelo coordenador do curso Técnico em Mecânica, professor Ivo Mai. Durante a atividade, foi possível acompanhar como é o dia a dia da equipe, além de ver colocados em práticas diversos conceitos estudados em sala de aula e que auxiliam na montagem e preparação dos veículos. Os estudantes ainda receberam dicas sobre a organização e gestão da equipe. Guilherme Amaral, aluno de Engenharia Mecânica do Campus Ibirubá, participou da visita e destacou que os membros da Bombaja foram muito atenciosos e compartilharam conhecimentos fundamentais para que eles pudessem colocar em prática o projeto da equipe Ibirubense.