Aluna do IFRS Campus Ibirubá é campeã dos JERGS na modalidade dança

A aluna Morgana Güntzel dos Santos, da turma 202, do curso técnico em Informática, foi campeã estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS 2021, na modalidade de Desafio de Dança, na categoria juvenil feminino.

A competição foi on-line, os participantes encaminharam vídeos das coreografias criadas por eles mesmos. A competição iniciou dia 20 de outubro e contou com quatro fases: municipal, regional, inter-regional e estadual. Morgana venceu cada uma delas, competindo com estudantes de cidades como Santa Maria, Uruguaiana, São Borja, São Luis Gonzaga e Santo Ângelo. A última etapa foi a final estadual, com cinco vídeos campeões de cada região do estado. Os critérios de avaliação foram: criatividade, figurino, espaço, forma, tempo/ritmo e desenvoltura cênica.

A coreografia enviada pelos estudantes valia para todas as etapas e a campeã ressalta que esse foi um grande desafio: “eu queria uma música que trouxesse sentimento e com batidas boas, então decidi juntar três músicas que gosto muito”. Ela nunca havia criado uma coreografia antes e teve pouco tempo para elaborar os passos e ensaiar, mesmo assim a experiência lhe trouxe muitos aprendizados, especialmente em relação à união entre as participantes que, segundo ela, não se viam como concorrentes, mas como um grupo. Ela aproveitou a oportunidade para trocar experiências e desenvolver mais suas habilidades para criar coreografias e superar a timidez enquanto se apresentava em locais públicos: “Enquanto dançava eu não lembrava de nada, apenas sentia a música”.

Morgana vem de família de músicos e desenvolveu desde cedo o amor pelas batidas, ela conta: “Amo dançar com todo o meu coração”. Ela nunca fez aulas de dança na infância, aprendeu o que sabe assistindo vídeos e praticando. O talento foi descoberto nos últimos dois anos nos quais ela estudou no IFRS Campus Ibirubá e recebeu o incentivo dos professores Helder de Quadros (educação física) e Magda Pereira (Artes) bem como as colegas Emilli Meinem Giacomolli, Emanuelly Althemeyer Lutkemeier e Júlia Pereira Palmeira.

O professor Helder enfatiza: “Esse título é fruto de um grande trabalho de uma equipe”. E Morgana não esquece desse apoio ao comentar o sentimento que tem agora, como campeã: “Me sinto muito feliz com a conquista, pois em todos os aspectos tentei dar o melhor de mim. Lembrando sempre das outras meninas que também concorreram aqui de ibirubá que considero como minha equipe. E o sentimento de gratidão ao professor Hélder, a professora Magda e ao Campus Ibirubá pelo apoio e incentivo”. A jovem pretende continuar dançando, adquirindo novos conhecimentos e técnicas que lhe ajudem a participar de mais competições no futuro.