Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam viagem técnica para Bento Gonçalves e Vacaria

Nos dias 17 e 18 de novembro de 2023, os acadêmicos do sexto e oitavo semestre do Curso de Agronomia do IFRS – Campus Ibirubá realizaram uma viagem de estudos aos municípios de Bento Gonçalves e Vacaria. A atividade que foi promovida pelos próprios alunos e pelos professores Ben-Hur Costa de Campos e Bruna Dalcin Pimenta das disciplinas de Classificação
de Solos e Fruticultura. Esta objetivou a integração entre os conhecimentos teóricos e os conhecimentos práticos.

Na ocasião, os alunos puderam observar as técnicas de produção e beneficiamento de uvas na Vinícola Miolo, os pomares de maçã vinculados à empresa Frutini e as instalações da Embrapa Uva e Vinho. O grupo também visitou as instalações da empresa Biosul Fertilizantes, onde conheceu a linha de produtos, como são fabricados e todos os processos envolvidos. Além das empresas, a programação da viagem englobava um roteiro de visualização dos diferentes tipos de solo daquela região. No entanto, a execução de tal atividade foi limitada em função das fortes chuvas.

Para arrecadar os custos de transporte e hospedagem, os estudantes organizaram uma Comissão que, juntamente dos professores, ficou encarregada de mobilizar ações para custear a viagem, para isso, foram promovidas uma rifa – que contou com a doação de mais de 60 prêmios de empresas e da comunidade – e de um campeonato de voleibol de integração,
juntamente com os alunos do Ensino Médio.

A Comissão de Viagem, juntamente dos professores e demais alunos agradecem a todos àqueles que de alguma forma ou outra, seja na doação de brindes, compra de números ou na participação do torneio, colaboraram para que essa atividade pudesse ser realizada.

Texto de Gabriela Gheno, Karen Durigon e Décio Rauch Junior.