Acadêmicos de Ciência da Computação visitam Coprel

Na noite do dia 09/05/2023, os acadêmicos do bacharelado em Ciência da Computação, que estão cursando o componente curricular “Tópicos Avançados em Redes de Computadores”, tiveram a oportunidade de visitar a sede da Coprel em Ibirubá, acompanhados pelo docente Luis Claudio Gubert e pelo coordenador de TI do campus Ibirubá, Lucas Wohlmuth dos Santos.

O objetivo da visita foi conhecer os Centros de Operação da Coprel Telecom e Coprel Energia, para compreender como funciona o gerenciamento de telecomunicação e energia elétrica na mesma.

A visita foi conduzida pelo orientador no setor Engenharia Telecom Alexandre da Silva Oliveira e pelo orientador do Centro de Operações de Sistemas Energia, Jackson Samuar Gabe, além desses, os acadêmicos do curso de Ciência da Computação do IFRS campus Ibirubá que também atuam na Coprel: Arthur Assunção e Samuel Tomassoni, ambos colaboradores da Engenharia Telecom.

Na oportunidade os estudantes puderam conhecer, na prática, a infraestrutura dos sistemas de gerenciamento de redes de telecomunicação e elétrica. Para além disso, também ouviram dos colaboradores como ocorre o desenvolvimento de novas tecnologias de gerenciamento para ambas as estruturas. Da mesma forma, foi possível compreender como a teoria trabalhada no componente “Tópicos Avançados em Redes de Computadores” é aplicada no mundo do trabalho. A experiência ofereceu aos estudantes uma valiosa oportunidade de ampliar os seus conhecimentos na área de Redes de Computadores.

No encerramento da visita, a Coprel, na pessoa de seus colaboradores, se colocou a disposição de novas possibilidades de interação com os acadêmicos e docentes do curso, bem como, na participação em eventos desenvolvidos pela instituição e pesquisas futuras em parceria.

Na ocasião ainda, o docente Luis Claudio Gubert, deixou o convite aos colaboradores da Coprel para, em conjunto, fomentar um evento regional para discussão da Gestão da Tecnologia da Informação.

Texto: Prof. Dr. Luis Claudio Gubert