7º Simpósio do Curso Técnico em Agropecuária e o 2º Colóquio da Agroecologia

Aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro o 7º Simpósio do Curso Técnico em Agropecuária e o 2º Colóquio da Agroecologia nas dependências do Campus Ibirubá. Na abertura do evento a professora Renata Porto Alegre Garcia, coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, destacou a importância do evento para que os alunos possam conhecer práticas da agropecuária e ouvir relatos de técnicos em agropecuária que já possuem experiência na área e puderam compartilhar com os alunos diferentes visões sobre o trabalho do técnico. Durante a abertura, o presidente do Grêmio Estudantil do Campus Ibirubá, Décio Roberto Rauch Jr, fez homenagem aos técnicos em agropecuária pela passagem do seu dia, comemorado em 05 de novembro.

Após a abertura, o evento prosseguiu durante a tarde do dia 19 de novembro com as palestras do Consultor Técnico da SIA, Radael Marinho Três Schons, Zootecnista, Mestre em Zootecnia pela
UFRGS e Doutorando em Zootecnia pela UFRGS, sobre Pastoreio rotatínuo: do conceito a aplicabilidade em bovinos e do professor da UDESC, José de Alencar Junior, Engenheiro Agrônomo e Mestre em fitossanidade, sobre Manejo fitossanitário para aumento na produção de soja ovinos.

Na manhã do dia 20 de novembro, o professor do IFRS Campus Viamão, Claudio Fiorezi, Engenheiro Agrônomo pela UFSM, Mestre e Doutor em Ciência do solo pela UFSM e Coordenador do programa EcoViamão e NEA do Campus Viamão, expôs sobre a Agroecologia na atualidade, contando com mais de 110 presentes na palestra. Encerrando o evento, durante a tarde, foram ministrados diferentes minicursos que tinham como público os alunos da instituição comunidade externa, proporcionando troca de experiências e aprendizado.

Para a professora Renata Porto Alegre Garcia, coordenadora do curso Técnico em Agropecuária, o evento atendeu as expectativas, com boa participação dos estudantes do técnico em agropecuária e também dos acadêmicos agronomia, ela frisa também que “os alunos gostaram muito dos minicursos onde o objetivo era somar conhecimentos extras da área aos vistos em sala de aula com atividade prática.”