Últimos dias para preencher Questionário do Estudante do Enade 2019

Vai até 21 de novembro de 2019 o prazo para preencher o Questionário do Estudante do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O questionário é obrigatório e visa subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao processo formativo. Participam do Enade 2019 os estudantes de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz que estão concluindo o curso de Engenharia Química.

De acordo com o Inep/MEC, em todo o país, são 434.859 estudantes concluintes inscritos para o exame. Os locais de provas já podem ser consultados. O endereço onde cada estudante fará a avaliação está no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no Sistema Enade. Para visualizar o cartão, é necessário que os participantes preencham o Questionário do Estudante. O preenchimento do questionário e o comparecimento à prova são requisitos obrigatórios para colação de grau.

O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, por todos os estudantes concluintes habilitados a fazer o Enade 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior. Mais de 83% dos inscritos já responderam ao questionário e 36% já consultaram seus locais de prova até o dia 13 de novembro.

O Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível para consulta desde o dia 8 de novembro, trazendo informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O acesso ao cartão se dá pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante.

Enade – As provas do Enade 2019 serão aplicadas em 24 de novembro, em todo o Brasil.

De acordo com a legislação, os coordenadores de curso inscreveram os estudantes ingressantes e concluintes das graduações avaliadas nesta edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Recuperar senha – Os inscritos que estão com dificuldades para acessar o Sistema Enade e desejam recuperar a senha cadastrada devem seguir as seguintes orientações:

• Acesse o Sistema Enade pelo endereço enade.inep.gov.br.
  • Clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Clique na opção “Recuperar Senha”.
  • Preencha as informações solicitadas (CPF e e-mail informados no cadastro).
  • Clique em “Confirmar”.
  • Acesse a caixa do e-mail informado e confira a senha temporária enviada pelo Inep.
  • Volte ao Sistema Enade e clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Informe o CPF e a senha temporária.
  • Cadastre uma nova senha, de 6 a 20 caracteres, com letras minúsculas e maiúsculas, com números de 0 a 9 e com símbolos, como ! @ # $ % & *.

As provas presenciais ocorrerão no dia 24 de novembro de 2019. Os estudantes devem ler atentamente o Edital 43/2019, em especial a partir do item 10. Acesse o Edital

As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades desde a edição 2018 é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store . Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento.

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

Fonte: site do Inep

> Saiba mais sobre o IFRS no Enade e confira algumas dicas na aba “Enade”.