Início do conteúdo

Últimos dias de inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos do IFRS


Mais de 150 opções de cursos gratuitos têm vagas nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ingresso no primeiro semestre de 2023. Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o curso técnico ou para aqueles que pretendem fazer um curso superior de graduação.

Os cursos são presenciais, e no total são ofertadas 288 vagas em quatro cursos técnicos e cinco cursos superiores gratuitos no Campus Feliz:

  • Engenharia Química – Graduação ( Manhã, 32 vagas)
  • Licenciatura em Letras Português/Inglês – Graduação (Noite, 32 vagas)
  • Licenciatura em Química – Graduação (Noite, 32 vagas)
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação (Noite, 32 vagas)
  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Graduação (Noite, 32 vagas)
  • Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (Tarde, 32 vagas) – curso novo
  • Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Tarde, 32 vagas)
  • Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio ( Manhã, 32 vagas)
  • Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (Manhã, 32 vagas)

É possível conferir a lista de cursos e outras informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Para estudar no IFRS

Para estudar no IFRS, é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Para o cursos técnicos e superiores ofertados no Campus Feliz, a seleção é por meio de uma prova aplicada pelo Instituto; ou o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual, para os cursos superiores. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso está publicado na lista de cursos ou nos editais disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Sobre as inscrições:

As inscrições do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 vão até segunda-feira, dia 24 de outubro de 2022, e são feitas no sistema eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa: R$ 40,00 para a seleção por “prova” (para cursos técnicos); ou ainda R$ 60,00 para “prova” ou “prova e nota do Enem” (para cursos de graduação).

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG).  É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

 

Vale saber:

No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas). Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

 

Confira as possibilidades para estudar no IFRS:

> Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer um curso técnico integrado ao ensino médio no IFRS, que dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo.

Confira o edital dos cursos integrados e concomitantes ao ensino médio

 

 > Quem tem ensino médio completo pode optar por uma graduação, para uma formação superior.

Confira o edital dos cursos superiores de graduação

 

 Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até o dia 24 de outubro de 2022

Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2022

Divulgação dos locais de prova: 29 de novembro de 2022

Prova para os cursos que optaram por esse formato de seleção: 04 de dezembro de 2022

Para acompanhar e saber das novidades do processo seletivo o candidato deve acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

 

Fim do conteúdo