Últimos dias de inscrições no Processo Seletivo de estudantes 2021

Estão abertas até domingo, 4 de abril, as inscrições para o processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). São aproximadamente 1.900 vagas para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e para cursos superiores de graduação em seus 17 campi*. No Campus Feliz estão previstas 90 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos de graduação. Devido a ajustes no calendário acadêmico da instituição ocasionados pela pandemia, alguns cursos ofertam um número reduzido de vagas.

Os editais com o detalhamento do processo, a lista de cursos e vagas e outras informações estão publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br. Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Saiba como será seleção:

• Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  • Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010, até o ano de 2020.
  • A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.

Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades).

Sobre as inscrições:

No site ingresso.ifrs.edu.br, estão publicados os editais do PS, documentos com o detalhamento da seleção. É muito importante que os candidatos leiam com atenção o edital referente ao tipo de curso que  pretende fazer.

As inscrições do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS ocorrem de forma totalmente on-line. O link está disponível também no site ingresso.ifrs.edu.br. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). Não há cobrança de taxa de inscrição.

Sobre o site ingresso.ifrs.edu.br

No site do Processo Seletivo (PS) 2021 do IFRS, os candidatos podem conferir a lista de cursos e vagas ofertadas neste PS em cada um dos 17 campi*. Há também uma lista com Perguntas Frequentes na capa do site, além de mais informações sobre cotas e verificação étnico-racial.

Na página “Cursos/Tipos de curso” do site, é possível ter mais informações sobre o que são cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio e os diferentes tipos de cursos superiores de graduação.

Cursos ofertados no Campus Feliz do IFRS:

• Técnico em Meio Ambiente – Integrado ao ensino médio – Manhã
  • Técnico em Química – Integrado ao ensino médio – Manhã
  • Técnico em Informática – Integrado ao ensino médio – Tarde
  • Licenciatura em Química – Graduação – Noite
  • Licenciatura em Letras Português/Inglês – Graduação – Noite
  • Bacharelado em Engenharia Química – Graduação – Manhã
  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Graduação – Noite
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Graduação – Noite

📍IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente por cada campus. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

Vale lembrar também que alguns cursos terão seleção e matrículas neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.

Fique atento às datas:

Inscrições do processo seletivo – 22 de março a 4 de abril de 2021

Sorteio público – 15 e 16 de abril de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.

Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

✍️ Os candidatos podem seguir acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais do IFRS para saber as novidades do Processo Seletivo.