Sabão, detergente… Confira dicas de produtos naturais e caseiros

Cuidar da higiene pessoal e da limpeza de objetos e superfícies tem se mostrado essencial para prevenir o coronavírus. Mas, e se, além de cuidarmos da nossa saúde também procurássemos utilizar produtos que não agridam o ambiente?

Com ingredientes do dia a dia, estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFRS Campus Feliz desenvolveram apostilas com receitas de formulações de cosmética natural e produtos de limpeza, a partir das práticas de ensino realizadas na disciplina de Química Ambiental, orientados pela professora Cristiane Inês Musa.

Também com coordenação da professora Cristiane, o projeto de Extensão “De Bem com o Planeta” procurou realizar oficinas e compartilhar receitas e práticas com a comunidade.

As ações foram realizadas em 2018 e 2019, mas podem ser utilizadas a qualquer tempo e auxiliar neste momento. Tem receita de detergente, alvejante, limpador de pisos e azulejos e também cosméticos. Todos os produtos produzidos com ingredientes de uso doméstico, utilizados no cotidiano, que não prejudicam a saúde e o ambiente.

Veja os materiais e as receitas produzidos pelos estudantes e servidores:

Panfleto de receitas “De bem com o Planeta”

Projeto do IFRS promove oficinas de cosméticos e produtos de limpeza artesanais

Estudantes de Licenciatura em Química desenvolvem apostilas de cosmética e produtos de limpeza