Início do conteúdo

Recursos hídricos do Rio Grande do Sul é tema de palestra para estudantes do campus


No dia 17 de março, estudantes do ensino médio do Campus Feliz participaram de palestra sobre “Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul”, com o Prof. Especialista em Educação Ambiental Noilson Augusto Fricks de Mello, no auditório do campus.

O palestrante, comprometido com a responsabilidade social e ambiental dos recursos naturais, destacou a água como um bem necessário à manutenção da sobrevivência humana. Para isso, empregou termos técnicos e fontes bibliográficas/documentais que versaram sobre divisor d’água, assoreamento, desmatamento, legislação, bacia hidrográfica, rios voadores, efluentes, entres outros, para, de forma interativa e pedagógica, repassar os seus conhecimentos aos discentes presentes.

Os seus estudos, a partir do município de Júlio de Castilhos, também permitiram enveredar pelos caminhos da Bacia do Atlântico Sul e do Uruguai até o oceano Atlântico, mencionando, inclusive, o Aquífero Guarani. Porém, o professor Noilson, ultrapassou os limites de sua pesquisa, e acrescentou um material alusivo à Bacia do Rio Caí e a sua ligação com a cidade de Feliz, contextualizando assim, o seu trabalho para facilitar a interpretação dos ouvintes.

A atividade, proposta através do componente “Direito, Cidadania e Meio Ambiente”, ministrada pelo professor Matheus Milani, compreendeu um momento de ensino e aprendizagem para os alunos do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, compartilhado também com as turmas do 2º ano de Química e 1º ano de Informática.

Fim do conteúdo