Início do conteúdo

Reconhecer a diversidade que nos constitui é foco de evento promovido pelo Neabi


Com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas antirracistas e decoloniais a partir da valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas no contexto sul-rio-grandense, foi realizado entre os dias 25 de agosto e 01 de setembro o evento TEIA – Territórios de Educação, Identidades e Ancestralidade, envolvendo estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.

Promovido pelo Neabi, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRS Campus Feliz, o evento buscou ser um espaço para promover espaços de formação, escuta e diálogo intercultural entre diferentes sujeitos sociais e educativos. Oficinas, palestras, exposição fotográfica, apresentações artísticas e rodas de conversa propiciaram que estudantes, servidores e comunidade refletissem sobre as temáticas.

A professora Letícia Mayer Borges, coordenadora do evento, diz que o mesmo teve um significado especial para o núcleo. “A proposta do Neabi com este evento consistiu em valorizar a oralidade, a arte e os saberes afro-brasileiros e indígenas, promovendo reflexões que dialogaram com a realidade do IFRS Campus Feliz e da comunidade do entorno. Com palestras e oficinas, buscamos enriquecer a formação dos estudantes e dos colegas servidores de uma forma mais viva, aproximando ensino e cultura. O encontro também reafirmou nosso compromisso com uma educação antirracista, que reconhece a diversidade como um valor essencial. Representou um momento de reconhecer a diversidade que nos constitui e de pensar juntos caminhos mais inclusivos e decoloniais para o futuro”, comenta.

Fim do conteúdo