Geral
Propostas interdisciplinares enriquecem a formação docente na Licenciatura em Letras
O educador Paulo Freire afirmou que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nesse sentido, além de promover a capacitação técnica, a formação de professores visa à promoção da interculturalidade e à construção de saberes em redes.
Nessa perspectiva, estudantes dos componentes curriculares “Panorama da Cultura e da literatura em Língua Portuguesa” e “Literatura brasileira IV”, do curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Feliz, participaram de atividades interdisciplinares com o campo das Artes Plásticas.
A primeira ação conjunta foi promovida pelas professoras Letícia Mayer Borges e Tatiane Kaspari no dia 18 de outubro de 2024, em uma visita técnica à exposição artística “Graça Morais e José Saramago: a arte de pensar O Ano de 1993”, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Na ocasião, o grupo de acadêmicos foi recepcionado e contou com a mediação da professora Juracy Assmann Saraiva, do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale.
A atividade que deu sequência ao diálogo interdisciplinar foi a realização da oficina “Encontros com a poética de Graça Morais: experimentações entre texto e tinta”, ministrada pela professora Milena Regina Duarte Corrêa, no dia 06 de dezembro. Após dialogarem sobre fundamentos teóricos da produção artística em aquarela e sobre os diálogos entre a arte de Graça Moraes e a literatura, os acadêmicos foram desafiados a comporem suas próprias aquarelas, a partir da leitura de poemas da cultura afrobrasileira e ameríndia.
Ao final do processo criativo, os acadêmicos foram convidados a compartilharem sua experiência, revelando a diversidade de leituras e, consequentemente, a multiplicidade de formas de expressão da subjetividade. Espera-se que, por meio de propostas dessa natureza, seja possível a formação de docentes sensíveis às múltiplas linguagens e empenhados na promoção da interculturalidade na educação.