Projeto para produção de antissépticos e EPIs precisa de voluntários

Para ajudar a proteger a comunidade e os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a comunidade está convidada a participar da Campanha #TamoJunto, organizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz. A mobilização busca desenvolver grupos colaborativos para a produção e a distribuição de antissépticos e EPI’s nos municípios do Vale do Caí.

A Região do Vale do Caí localiza-se entre as duas regiões gaúchas com os maiores números de casos confirmados, o que torna imprescindível a orientação da população local quanto aos cuidados preventivos a esta doença. Diante disso, a ação do IFRS visa a produção de antissépticos à base de álcool etílico e máscaras faciais protetivas, permitindo que a população atendida possa prevenir-se adequadamente contra o COVID-19.

O IFRS – Campus Feliz oferta regularmente os cursos Técnico em Química e superiores de Licenciatura em Química e Engenharia Química, contando com profissionais especializados na área Química e conselho competente, o que garante o controle de qualidade dos antissépticos produzidos.

Cabe salientar que a produção dos antissépticos e EPI’s atenderá às recomendações do Ministério Brasileiro da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre COVID-19 e das normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A produção dos antissépticos será ser feita em esquema de revezamento no laboratório de Química e Meio ambiente do campus e, no caso das máscaras, será realizada em casa, por equipes do IFRS e voluntários da comunidade.

Como participar:

Estudantes ou egressos dos cursos da área de química do Campus Feliz – Podem se juntar ao projeto e auxiliar na produção de antissépticos que serão doados às comunidades do Vale do Caí. Com o objetivo de reduzir aglomerações e o contato social, será selecionada apenas a quantidade necessária de voluntários para auxiliar nas atividades presenciais nos laboratórios. A participação no projeto valerá como horas complementares.

Comunidade em geral –  Pessoas que saibam costurar e disponham de máquina de costura em casa, para auxiliar na produção de máscaras de proteção que serão doadas a profissionais de saúde de hospitais do Vale do Caí.

Para se inscrever como voluntário, basta preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/5fuJPUuRBiT2bMvx9 até o dia 24/04/2020.

Para dúvidas e mais informações entre em contato pelo e-mail: [email protected]