Projeto Meninas High-Tech é contemplado com recursos em Chamada Garotas STEM: Formando futuras cientistas

O projeto de extensão Meninas High-Tech do IFRS Campus Feliz foi contemplado na segunda Chamada Garotas STEM: Formando futuras cientistas, vinculado ao Programa Mulheres na Ciência do British Council, em parceria com a Fundação Carlos Chagas.

O projeto do IFRS ficou entre os 30 selecionados no país e será contemplado com um recurso financeiro de R$15.000,00 para execução das ações previstas.

O objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico incentivando o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação, onde mulheres ainda se encontram subrepresentadas.

A professora Vanessa Petró, coordenadora do Meninas High-Tech, reforça que “ter o projeto contemplado neste edital significará a possibilidade de ampliação das ações que vêm sendo desenvolvidas desde 2020 pelo projeto. Muitas escolas da região, da educação infantil até o ensino médio, poderão participar de oficinas e palestras, receber material didático relacionado ao empoderamento de mulheres e meninas nas áreas de ciência e tecnologia, formação de docentes para a equidade de gênero em ciência e tecnologia, dentre outras atividades”. As atividades ocorrerão de abril a dezembro de 2022 e serão divulgadas a partir de abril por meio das redes sociais do projeto e também por contato com as redes de ensino.

Desde 2020, durante o período de afastamento em razão da pandemia, o projeto atendeu aproximadamente 100 pessoas em atividades síncronas. Entre as atividades, foram realizados cursos de jogos para iniciantes e oficinas on-line em escolas. Entre as pessoas que participaram, há prioridade para meninas (por exemplo, reserva de vagas), mas meninos também podem participar das ações. Além das atividades síncronas ou presenciais, a página no Instagram é um importante canal para a divulgação de conteúdo sobre a participação feminina na ciência e tecnologia.

Mais informações sobre o projeto pelo e-mail [email protected] e pelo Instagram @meninas.high_tech.

Mais informações sobre a Chamada Garotas STEM podem ser acessadas em: https://www.britishcouncil.org.br/mulheres-na-ciencia/garotas-stem/chamada.

Sobre o Garotas STEM

STEM é uma sigla em inglês que significa Ciências Naturais, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

O programa Garotas STEM busca impactar meninas que, ainda em idade escolar, enfrentam os desafios para seu engajamento nas áreas de ciências.

Ao desconstruir estereótipos e apresentar modelos inspiradores, por exemplo, o projeto busca dar suporte a profissionais de educação que tenham projetos que incentivem e ampliem a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação e sejam voltados para alunas de Ensino Fundamental e Médio.

As atividades da capacitação serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King’s College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que busca incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.