Início do conteúdo

Professores do IFRS recebem prêmio de destaque em evento internacional de espectrometria atômica


Entre os dias 28 e 30 de novembro ocorreu o 16º Simpósio de Espectrometria Atômica (RSAS), na cidade de Bento Gonçalves. Os professores Francisco Cunha da Rosa e Matheus Felipe Pedrotti apresentaram resultados de projetos de pesquisa realizados no Campus Feliz, recebendo premiação de destaque de melhor trabalho do evento.

Nesses trabalhos, foi desenvolvido e avaliado o desempenho de espectrômetro de emissão com chama de baixo custo, desenvolvido integralmente pelos professores e alunos participantes. Com este equipamento, é possível aprimorar o processo ensino/aprendizagem além de permitir analisar metais, contaminantes ou essenciais, nas mais diversas amostras, seja para fim de ensino, pesquisa ou extensão.

Como diz o professor Matheus Pedrotti, a premiação como melhor trabalho do evento “demonstra a relevância das pesquisas feitas integralmente na instituição”.

O evento da área de química analítica contou com quase 30 renomados palestrantes de mais de 14 países, incluindo Alemanha, Inglaterra, França, EUA, Polônia, Espanha, Argentina, Uruguai e Canadá. Teve como objetivo reunir especialistas de universidades, institutos de pesquisa, empresas e indústrias para discutir os avanços nas áreas de especiação química e de espectrometria atômica.

“Esses encontros proporcionam um fórum para explorar tendências emergentes e suas aplicações em campos variados, como ambiental, alimentício, farmacêutico, biológico, geológico e de materiais industriais, entre outros”, destaca o professor.

Os trabalhos apresentados foram os seguintes:

EVALUATION OF NEBULIZATION EFFECTS IN A LOW-COST FLAME ATOMIC EMISSION SPECTROMETER. Francisco Cunha da Rosa, Matheus Felipe Pedrotti, Lucas Gabriel Oliveira de Aguiar, Luís Henrique Cederem.

OPTIMIZING THE ANALYTICAL SIGNAL CAPTURE CONDITIONS OF A LOW-COST FLAME ATOMIC EMISSION SPECTROMETER. Matheus F. Pedrotti, Francisco C. Rosa, Lucas G. O. Aguiar (Trabalho premiado).

Professor Matheus Pedrotti durante apresentação do trabalho premiado e professor Francisco da Rosa

Fim do conteúdo