Início do conteúdo

Professora de artes do Campus Feliz participa de evento na Moldávia


Foram 22 dias de atividades intensas, entre a produção de duas obras artísticas em escultura cerâmica, queima em forno à lenha, apresentação de trabalho pelos artistas e a exposição no Festival. Se fôssemos resumir, assim poderíamos exemplificar a participação da professora de artes do IFRS Campus Feliz, Viviane Diehl, no Simpósio Internacional Interdisciplinar Cucuteni International Art Camp 2018.

O evento foi realizado na República da Moldávia, de 4 a 25 de agosto, com a participação de artistas selecionados de todo o mundo, em uma promoção do Picasso Studio com o apoio do Ministério da Cultura da Moldávia e outros apoiadores.

Na edição de 2018 foram selecionados 12 artistas ceramistas e 10 artistas pintores de diferentes países, num trabalho dentro de um contexto internacional e de interculturalidade com a Trípoli cultura Cucuteni, que no período Neolítico habitou a região da Romênia, da Ucrânia e da Moldávia. O processo de seleção ocorreu a partir da inscrição com a documentação complementar, que incluiu apresentação do portfólio artístico e a produção e participação em exposições e eventos da área, bem como atividades desenvolvidas pelo artista.

A apresentação oral no seminário foi intitulada “CONTEMPORARY ARTISTIC CERAMICS: dialogues with the culture of the Brazilian native people” e é decorrente da pesquisa “Aspectos da cerâmica guarani para uma produção artística contemporânea”, realizada no IFRS Campus Feliz. A exposição final ocorreu no dia 24 de agosto, durante o Festival Cucuteni 2018, onde todos os artistas participantes apresentaram a produção desenvolvida durante o simpósio.

Além do impacto na formação pessoal da educadorartista, a professora conta que a experiência também oportunizou um encontro relacional com os projetos desenvolvidos no IFRS, indissociadamente no ensino, pesquisa e extensão, num diálogo internacional compartilhado com Arte. As atividades desenvolvidas permitem construir pontes entre a arte contemporânea, a vida cotidiana e a educação, por meio da prática de arte, dessa forma, as contribuições do evento possibilitam ampliar as discussões e o conhecimento na área da Arte contemporânea para a atuação indissociada.

A experiência foi transformadora, apresentando aspectos do mundo da arte e sua complexidade, para a troca de ideias e experiências num evento internacional. “Considero gratificante e de um potencial relevante ter desenvolvido todo este processo, desde o projeto de pesquisa em Arte, no Campus Feliz, que oportunizou as problematizações e reflexões sobre temas que resultaram na produção de arte cerâmica contemporânea, a partir dos aspectos da cultura Mbyá guarani. As obras pertencem à Moldávia, divulgando a produção artística brasileira, a instituição e o potencial educativo que a Arte pode proporcionar”, explica Viviane.

A professora Viviane Diehl, juntamente com a artista Rosana Bortolin, com a qual tem projetos extensionistas em parceria, na UDESC em Florianópolis, foram as representantes do Brasil no evento.

O catálogo com a apresentação de todos os trabalhos expostos será apresentado no próximo ano.

 

Fim do conteúdo