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#PartiuIF realiza aula inaugural no Campus Feliz


Na última quinta-feira, dia 24 de abril de 2025, iniciaram oficialmente as atividades do Programa #PartiuIF no Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), uma iniciativa do Ministério da Educação que busca equalizar o acesso de estudantes 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A aula inaugural contou com a presença da pró-reitora de Administração do IFRS, professora Tatiana Weber, do diretor-geral do Campus Feliz, professor Marcelo Lima Calixto, pais e responsáveis dos estudantes, bolsistas do programa e servidores também estiveram presentes. Para recepcionar os novos alunos, tivemos apresentações artísticas, organizadas pelo Núcleo de Arte e Cultura, criando um ambiente agradável e motivador para o início das atividades. Foi um momento de acolhida aos estudantes e famílias, de tirar dúvidas sobre o andamento das aulas e também uma oportunidade de conhecer o a instituição e confraternizar.

O campus ofereceu 40 vagas para ingresso no programa, que foram ocupadas por estudantes de escolas públicas municipais e estaduais dos municípios da região do Vale do Caí. Os estudantes terão aulas de reforço que abordam disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de oferecer orientação pedagógica, psicológica e oficinas. Além do suporte educacional e pedagógico, os participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 200,00 como auxílio financeiro para custear despesas relacionadas à participação e permanência no curso.

O programa tem duração de oito meses e ocorre às terças e quintas-feiras à tarde, no contraturno das aulas regulares nas escolas públicas.

Sobre o #PartiuIF

O programa foi instituído em dezembro de 2024 pelo Ministério da Educação com a finalidade de oferecer aulas e atividades complementares voltadas à recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas do país. O #PartiuIF busca recompor habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

 

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