O papel do professor e o contexto escolar são evidência durante a Semana Acadêmica das Licenciaturas

Com o objetivo de proporcionar discussões e vivências das práticas pedagógicas nas áreas de Química e Letras, a 4ª Semana Acadêmica das Licenciaturas reuniu professores, estudantes e profissionais das áreas dos cursos nos dias 28 e 29 de setembro no Campus Feliz do IFRS.

Durante sua fala na noite de abertura, na sexta-feira, o diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, destacou a importância do evento para os cursos, lembrando, que neste ano, pela primeira vez na história o Campus Feliz forma professores, uma vez que as turmas de Letras e Química estão concluindo o ciclo de sua formação, iniciado em 2015. “Também quero que vocês, como futuros professores, pensem na escola, no papel do professor para incentivar o aluno, fazer com que ele se sinta pertencente à instituição e que a sala de aula é um espaço importante de constituição do sujeito”, concluiu.

A pró-reitora adjunta de extensão do IFRS, a professora Daiane Toigo Trentin, ainda enfatizou o quanto momentos de formação como esse são importantes para os professores e que farão diferença na sociedade. “Todos temos professores que nos marcaram, espero que vocês sejam esses professores que marquem”, finalizou.

O que caracteriza um bom professor? Esse questionamento foi central durante a palestra “O professor reflexivo e as relações de saber-poder no contexto escolar”, com a professora Ana Lúcia Paula da Conceição, do IFRS Campus Bento Gonçalves. Durante sua fala, a professora questionou os estudantes e professores presentes, para que procurassem lembrar das suas formações, dos bons professores que tiveram, procurando discutir as características e o que um professor pode fazer para se tornar significativo para os seus alunos. “Por mais que a gente resista, que a gente estude essas áreas, como a biologia, a química, a matemática, não podemos renegar a parte pedagógica, que somos professores”, ressaltou a palestrante.

O evento ainda teve a exposição da aluna do curso de Licenciatura em Química Fernanda Possamai, relatando sua experiência de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. A estudante contou que sempre teve vontade de viajar e pelo IFRS teve esta oportunidade, por meio das possibilidades de intercâmbio e parcerias da instituição. Ainda incentivou aqueles que têm desejo de vivenciar experiências em outras instituições, tanto pela busca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional, como também para o seu crescimento pessoal.

Já no sábado, diversas oficinas e palestras foram oferecidas aos acadêmicos ao longo do dia, discutindo teoria e prática da química e das letras, como também as experiências, dificuldades e práticas em sala de aula.

Ainda, os participantes do evento puderam conhecer, na mesa temática “Educação e inclusão: perspectivas de pesquisa na educação básica”, oito trabalhos de alunos do ensino fundamental das escolas da região, apresentados nas feiras pedagógicas nas cidades de Portão, Feliz e Vale Real. As pesquisas foram apresentadas pelos alunos do 5º ao 9º ano, que puderam discutir com a plateia como realizaram seus trabalhos, as metodologias utilizadas e as temáticas estudadas.

Confira imagens da programação na página do Campus no Facebook.