Geral
Mostra Técnica reúne estudantes e comunidade em dois dias de evento no campus
Nos dias 15 e 16 de outubro de 2025, o Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul realizou sua 13ª Mostra Técnica, momento para trocar conhecimentos e divulgar o que é produzido por estudantes e servidores do campus e de outras instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
O evento integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal evento de divulgação científica do Brasil, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que conta com atividades do norte ao sul do país. Diante disso, neste ano o tema escolhido para a Mostra Técnica foi “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas”.
Durante a manhã e tarde do dia 15, foram apresentados os trabalhos de educação infantil e ensino fundamental da 7ª Mostra Júnior. Ao todo, foram quase 60 trabalhos de 17 municípios da região que participaram do evento. (Confira as apresentações que foram destaque da Júnior).
A cerimônia de abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira, 15, no auditório do campus, foi agraciada com o espetáculo do Grupo Vocal Pequenas Vozes, de Bom Princípio, com regência da professora Leana Cristina Klering, que é egressa do campus.
Em sua fala inicial, o diretor-geral do Campus Feliz, professor Marcelo Lima Calixto, ressaltou a participação de estudantes e servidores na organização do evento, no planejamento da programação e demais atividades. Também destacou a importância do evento, que recebe tantos estudantes e professores de outras instituições, em dois dias de intensa programação.
O reitor do IFRS, professor Julio Xandro Heck, também falou que essa é a época mais importante do ano no IFRS. “É a época em que a gente literalmente abre os nossos muros, os nossos portões. E tudo isso é coroado no final do ano no nosso Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão”, declarou o reitor, reforçando que as mostras e o Salão são momentos de mostrar aquilo que a gente fez ao longo do ano nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Ainda, como momento de abertura, o público presente pode ouvir e participar das discussões do painel temático “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas”. Cada convidada trouxe um enfoque dos seus estudos sobre o assunto geral do evento e que se complementaram. A professora Dra. Rosmary Nichele Brandalise (Universidade de Caxias do Sul) falou sobre “Plásticos nos rios e oceanos: como as nossas ações moldam o futuro do planeta”. A bióloga Júlia Löw Eizerik (UFRGS), trouxe o assunto do “Biomonitoramento marinho: o que as aves nos contam?”. A professora Camila Angélica Baum fez a mediação da mesa, que provocou a plateia sobre as questões de reciclagem de resíduos e degradação ambiental.
Ao longo do evento, além da exposição dos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, indissociabilidade, da 7ª Mostra Júnior, quem esteve no campus teve a oportunidade de participar da trilha ecológica, demonstração de experimentos na Feira de Ciências e prestigiar as atividades culturais, com exposições, apresentações musicais e de dança. Também como um espaço especial dentro da Mostra, a Galeria Inclusiva, organizada pelos núcleos (NAPNE e NEABI), proporcionou um espaço para conhecer a atuação do campus no que diz respeito às ações inclusivas, de diversidade de gênero e sexualidade, das identidades e relações étnicorraciais.
A aluna Kayane dos Santos, do 4º ano do curso técnico em química, fala que “seja como voluntária ou apresentadora, participar da Mostra Técnica é sempre uma alegria e gratificação, sendo cada segundo vivenciado algo memorável”.
Na noite de quinta-feira, dia 16, como encerramento do evento, foram divulgados os trabalhos avaliados como destaque. (Confira os destaques de ensino, pesquisa e extensão)
Confira algumas imagens: