Mais de 17 mil alunos realizaram cursos de curta duração EaD do IFRS Campus Feliz

Os cursos de extensão de curta duração Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) propostos por servidores e registrados no Campus Feliz tiveram mais de 17 mil alunos concluintes no ano de 2020.

O professor Fabrício Scheffer, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do campus, destaca que os cursos ofertados nesta modalidade são abertos, sem número mínimo de inscritos, semestrais e sem tutoria. “Eles funcionam como auxílio aos estudantes que estão concluindo o ensino médio ou se preparando para o Enem, no caso dos cursos de física, por exemplo, ou como formação inicial e continuada, naqueles cursos direcionados a estudantes de graduação e profissionais”, explica.

Os cursos EaD são de temas variados e acessados por pessoas da região de Feliz e dos demais campi do IFRS, mas não somente, já que há estudantes de outras instituições e do país inteiro participando. Um exemplo é a Laís Cristine Jung, de Campina das Missões/RS e concluinte do curso de Psicologia, que realizou o curso “Palavra brincada” e o avaliou de forma bastante positiva para a sua formação. “O curso é bem completo e contempla desde a parte histórica até a forma de contar histórias para as crianças e sua importância. Como estudante de psicologia, na época em que realizei o curso, ele me auxiliou em estágios e no entendimento do imaginário infantil proporcionado pelas histórias, em especial os Contos de Fadas”, fala Laís.

Aos interessados em novos conhecimentos ou em revisão de conteúdos, as aulas são abertas a todos e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso a hora que quiser. Ao término de um curso, recebe-se certificado.

• Conheça o ambiente EaD do IFRS, aqui

Atualmente o IFRS oferta mais de 100 cursos de extensão online nas áreas de: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas Educação; Gestão e Negócios; Idiomas; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade.

Confira o número total de alunos por curso referente a oferta 2020 em ações desenvolvidas pelo campus:

• Cinemática – 1.442 alunos
  • Eletrodinâmica – 848 alunos
  • Eletrostática – 719 alunos
  • Física para o Enem – Parte1: Cinemática, Dinâmica, Estática e Gravitação – 1.029 alunos
  • Física para o Enem – Parte 2: Hidrostática, Ondas, Óptica e Termologia – 563 alunos
  • Física para o ENEM – Parte 3: Eletricidade e Física Moderna – 491 alunos
  • Ondas – 473 alunos
  • Óptica – 415 alunos
  • Pré-Física 2: Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física  – 539 alunos
  • Pré-Física: Fundamentos para iniciantes ao estudo de Física –   1.012 alunos
  • Termologia – 872 alunos