Início do conteúdo

II Jornada Ambiental abordou as consequências da crise climática


No dia 28 de novembro realizou-se a II Jornada Ambiental do IFRS Campus Feliz, com a temática “Crise Climática: um novo normal?”. O evento, organizado pelo NEA e pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus, também contou com a participação de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente dos campi Alvorada e Viamão, de alunos da Cooperativa Amstad de Nova Petrópolis e da EMEF Santa Teresinha e São Marcos, de Bom Princípio.

Pela manhã, a programação contou com a palestra do professor Eduardo Barcellos, que vinculou a temática do evento às questões sociais e de organização do espaço urbano acerca das fortes chuvas e dos conceitos de alagamento e enchentes. Já à tarde, a Engenheira Ambiental e Civil, da Samae de Caxias do Sul, Maísa Trevisan Antunes, contemplou questionamentos sobre o tratamento da água e das condições e segurança das represas, após as fortes chuvas de abril e maio deste ano.

Ainda, foram realizadas oficinas onde os participantes poderiam optar por uma ou mais atividades, que abordaram assuntos como reciclagem, microplásticos, preservação dos oceanos, cooperativismo e meio ambiente e a realização de uma trilha ecológica. Ao final da programação, foi plantada uma árvore como memória da II Jornada Ambiental.

Segundo o professor José Fabiano de Paula, coordenador do curso de meio ambiente do campus, a Jornada foi um momento de muita aprendizagem, interação, envolvimento, superação e principalmente cooperação. “Nele (re)construímos redes de conhecimento e amizade, de reflexão e de ação, de respeito e sabedoria, retroalimentados sempre, por todos, pelo testemunho de ter vivenciado um evento climático severo”, fala o professor José Fabiano. “Que venha a III Jornada Ambiental, com muito mais vivências a serem compartilhadas e aprendidas!”, finaliza.

 

Fim do conteúdo