Geral
IFRS conquista conceito 4 no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) mais uma vez ganhou destaque no Índice Geral de Cursos (IGC). Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira, 11 de abril de 2025, o dado se refere ao ano de 2023 e mede a qualidade da educação superior do Brasil.
A instituição recebeu nota quatro (em uma escala que vai até cinco), conforme as informações apresentadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mantendo o bom desempenho obtido ao longo dos anos.
O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs) da instituição nos últimos três anos, totalizando 49 cursos; os conceitos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados), segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e também a distribuição dos estudantes entre os níveis de graduação e mestrado.
Para o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, este resultado é fruto de um trabalho conjunto realizado na instituição. “É mais uma avaliação nacional na qual o Instituto tem destaque e protagonismo. Nossos muitos cursos que passaram por avaliação, de uma forma geral, tiveram ótimo desempenho. E isso se deve ao trabalho, dedicação e comprometimento dos nossos professores e técnico-administrativos. Temos muitos motivos para comemorar e assim o faremos, sem deixar de lado, evidentemente, as necessárias correções que devem ser feitas para que possamos melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos”, declara.
Conceitos Preliminares de Cursos
O IFRS teve 16 cursos* com o Conceito Preliminar divulgado. Desses, 14 obtiveram conceito 4 e dois receberam conceito 3 (o CPC é medido em uma escala até 5). Entre os cursos avaliados com nota 4 está o de Engenharia Química, ofertado no Campus Feliz.
*Dados também referentes ao ano de 2023 e divulgados em abril de 2025