IFRS Campus Feliz realiza formatura das primeiras turmas de Licenciaturas

Após quatro anos de muito estudo, os formandos das primeiras turmas dos cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz celebraram sua colação de grau, realizada na sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural de Feliz.

Celebrada junto à turma do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, tratou-se de um momento ímpar, permeado de emoção, contando com a presença da comunidade acadêmica, amigos e familiares.

Na oportunidade, 15 jovens receberam o título de Licenciados das mãos do diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub: 9 em Letras e 6 em Química. A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, esteve representando o reitor da instituição, Júlio Xandro Heck. Ainda compuseram a mesa os paraninfos das turmas, os docentes Marcelo Lima Calixto, Dolurdes Voos e Matheus Milani, de Letras, Química e Processos Gerenciais, respectivamente. Secretariando a sessão, a coordenadora de registros escolares Cayane Genro Santos.

Escolhidos como homenageados das turmas, os professores Odair José Silva dos Santos e Andréia Veridiana Antich (Letras), Janete Werle de Camargo Liberatori e Suyanne Angie Lunelli Bachmann (Química) e Cristina Ceribola Crespam (Processos Gerenciais) também foram lembrados durante a cerimônia.

As oradoras da turma de Licenciatura em Química, Pâmila Escher e Tainara München, falaram do momento em que comemoram “uma grande conquista, feita de muita dedicação, então o mérito não é apenas nosso, mas de cada um de vocês que trilharam ao nosso lado o caminho até chegarmos ao título de licenciadas em química”.

Camila Elis Fritsch e Natália Pisetta dos Santos, oradoras da turma de Letras, evidenciaram que desde o início cada um conviveu com seus anseios e expectativas em relação ao curso. “Hoje somos 9 formandos, no início éramos 32 estudantes. Esse número reduzido de formandos vem nos fazer refletir sobre o que a educação representa no nosso país: será que os outros 23 alunos que ingressaram no curso conosco encontraram outras áreas de interesse ou será que uma conjuntura de dificuldade e permanência no ensino superior se sobrepôs e acabou fazendo com que precisassem abandonar o curso ou reduzir as disciplinas cursadas? ”, questionaram as, agora, professoras de Letras. Ainda complementaram, agradecendo aos professores e ao IFRS, pois “somos privilegiados em estudar em uma instituição como o IFRS, em uma região em que muitos teríamos que nos deslocar para outras cidades para ter acesso ao ensino superior. Que a nossa trajetória como professores e como educadores sejam de conquistas e de muitas aprendizagens”.

Em seu discurso, o diretor do Campus Feliz, professor Giovani Forgiarini Aiub, destacou que Processos Gerenciais é um curso já consolidado em Feliz e na região, formando profissionais competentes na sua área de atuação todos os anos, desde o início de suas atividades. Por isso, de modo especial, falou da alegria em formar as primeiras turmas dos cursos de licenciatura da instituição, que por si só já é um fato histórico. “O bom mestre é aquele que exige na medida em que cada aluno pode dar. Acompanha a trajetória de seus alunos, guiando-os em como pode dar sentido ao texto ou a um experimento químico. Ser professor é um ato de coragem, é saber mostrar os caminhos para que o aluno possa escolher aquele que melhor convier. Todos que falam que educação é importante, mas muitas vezes não aconselham alguém a ser professor”, disse Giovani. Ainda colocou que formar-se em um curso superior é uma conquista especial, por isso todos os formados têm um papel importantíssimo na sociedade.

Representando a reitoria do IFRS, Marlova Benedetti salientou da realização em ver que o objetivo do IFRS de proporcionar educação profissional e tecnológica de qualidade foi alcançado. “Me orgulha ver a formatura com mulheres, em ver o papel da mulher e discutir o lugar que nós temos, não só na ciência, mas na universidade, nos cargos de gestão, na sociedade. Estamos aqui para lutar e dar mais um passo em busca da igualdade de gênero”, expressou a pró-reitora de extensão.

Da Licenciatura em Letras Português/Inglês, colaram grau: Camila Elis Fritsch; Davi Vogel Zimmer; Karine Matielo dos Passos; Larissa Luft; Natália Pisetta dos Santos; Paola Schneider; Renata Sabrina Onzi; Tamires Wiederkehr; e Victória Lackman de Matos.

Do curso de Licenciatura em Química, receberam a outorga: Cristiane Palavro; Letícia Maria Mossmann; Luana Rosa Nunes; Pâmila Escher; Silvia Regina Stroeher; e Tainara München.

Em Processos Gerenciais, os concluintes foram: Betina Hoerlle da Silva; Carla Lermen; Eurenice Maria da Silva Giuliani; e Simone Vanoni.