Formando futuras cientistas: Meninas High-Tech realizam oficinas com meninas de escolas municipais de Feliz

Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Projeto Meninas High-Tech, recebeu nos meses de outubro e novembro, 23 meninas do 8º e 9º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alfredo Spier e Cônego Alberto Schwade. A ação é resultado de uma parceria entre o projeto Meninas High-Tech e a Secretaria Municipal de Educação de Feliz, que fez o convite às escolas e organizou a participação das meninas.

Foram realizadas três oficinas, a última delas no dia 24 de novembro, com o objetivo de desenvolver conhecimentos e habilidades nas áreas de ciência e tecnologia, divulgar trajetórias femininas na tecnologia e incentivar meninas a atuarem nessas áreas. Durante as oficinas foram realizadas atividades sobre estereótipos de gênero, contribuições de mulheres na área de tecnologia, uso de microscópio para análises, conhecimentos básicos sobre algoritmos, por meio da utilização de robôs, culminando com o desenvolvimento de animações na plataforma Scratch.

As escolas participantes receberam um kit da “biblioteca da diversidade”, organizada pelo projeto, com livros infanto-juvenis e jogos destacando o protagonismo feminino na ciência e na tecnologia.

Atividades foram realizadas com o auxílio de robôs

As atividades foram desenvolvidas pelas bolsistas do projeto e estudantes do Campus Feliz Isabela Hadres Mendes, Sophia Bohn Freiberger, Bianca Castro Kunrath, Camila Hahn Melo e Sabrina Hahn Melo, sob a supervisão da coordenadora professora Vanessa Petró.

No ano de 2022 o Projeto Meninas High-Tech foi contemplado pela chamada pública Garotas STEM: Formando futuras cientistas, vinculado ao Programa Mulheres na Ciência do British Council, em parceria com a Fundação Carlos Chagas.

As escolas interessadas em participar de atividades, como as oficinas, promovidas pelo projeto Meninas High-Tech em 2023 já podem fazer contato pelo e-mail [email protected].