Ações de Extensão 2024
AFRO VIVÊNCIAS: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Coordenadora: Ivanize Honorato ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: Para além de cumprir a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, propor uma educação antirracista aos nossos alunos é um compromisso do IFRS. O Campus Feliz, inserido numa comunidade de origem germânica majoritariamente, requer que estas discussões ocupem o devido espaço. O NEABI, na intenção de promover uma cultura antirracista, apresenta o Projeto “Afro Vivências: por uma educação antirracista” que objetiva promover espaços e experiências para a reflexão da história e cultura afro-brasileira. Além disso, o projeto visa combater a discriminação racial, promover a inclusão e permanência de alunos cotistas, discutir temas e conceitos relacionados às questões étnico-raciais que contribuam na implementação da lei 11645 e lei 10639, estabelecer parcerias entre demais núcleos do campus e grupos culturais do município, valorizar e conhecer a história do negro e do índio no Brasil, especialmente na região do Vale do Caí. É preciso sair da neutralidade e assumir uma postura antirracista, buscando erradicar com o preconceito e racismo que ainda permeiam as relações, provocando baixa autoestima, evasão, entre outras problemáticas.
NAPNE COM AFETO: ACOLHIMENTO, FORMAÇÃO, ESTUDOS, TENSIONAMENTOS E OLHARES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Coordenadora: Diolinda Franciele Winterhalter ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O projeto oferece oportunidades de acolhimento, formação, estudos, tensionamentos e olhares para as necessidades educacionais específicas (NEEs) do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiências, transtornos, altas habilidades ou superdotação). Com isso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz objetiva estender à comunidade externa as possibilidades formativasde reflexão e sensibilização que têm sido produzidas e vivenciadas no âmbito do NAPNE acerca do público-alvo da Educação Especial, a fim de contribuir para a construção e consolidação de uma educação/formação em perspectiva inclusiva. Prioritariamente, serão oferecidos às escolas e APAEs (docentes, discentes, demais educadores e equipe gestora) momentos de diálogo, reflexão teórico-prática, debate, aprendizagens, troca de conhecimentos e experiências, entretenimento e sensibilização no que se refere à educação inclusiva a partir das ações: a)LER: Leituras, Estudos e Reflexões sobre Educação Inclusiva; b) Didacoteca Inclusiva: produção e aplicação de recursos didáticos acessíveis em feiras e oficinas pedagógicas; c) InFormação Docente: palestras e oficinas sobre a perspectiva da Educação Inclusiva; d) CineNAPNE: a diversidade e a inclusão na tela, com sessões de filmes e documentários sobre as temáticas. Tais ações surgem da crescente demanda por atendimento educacional inclusivo na região onde o Campus está inserido, da forma como o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) vem se colocando, enquanto espaço de atendimento, no Ensino, e também formativo (estudos, produção de instrumentos pedagógicos e referencial teórico), na Pesquisa e Extensão, frente às suas comunidades escolar/acadêmica e externa, bem como, das solicitações de aproximação e capacitação que tem recebido e produzido com este público. As interlocuções propostas acontecerão, preferencialmente, no Campus a fim de materializar a relevância social, técnica e científica do espaço, em momentos presenciais e/ou híbridos, previamente agendados e amplamente divulgados, junto às instituições educativas e os profissionais com interesse de participação. Como resultados, almeja-se a continuidade da ampliação e fortalecimento do vínculo com a comunidade externa, produzir sensibilização para as particularidades e potencialidades das pessoas com NEEs, a expansão das experiências e oportunidades formativas de educadores/as em perspectiva inclusiva e a consolidação do NAPNE como espaço de construção do conhecimento que atua no Ensino, na Pesquisa e Extensão.
NAC FELIZ 2024
Coordenadora: Viviane Diehl ([email protected])
Período de realização: 01/05 a 30/11/2024
Resumo: O Núcleo de Arte e Cultura do Campus Feliz/RS (NAC- Feliz) vê a necessidade de ampliar suas ações através de atividades que visem o alcance ao público externo em suas peculiaridades locais e suas distintas necessidades, no que diz respeito às manifestações artístico-culturais. Temos presente que, dentre outros significados, arte diz respeito à produção cultural de uma comunidade. Nesse sentido, pensamos a arte enquanto significado de subjetividade social que se constitui num espaço onde os seres humanos podem refletir sobre si mesmos e suas ações. Assim, percebemos que, para atingir essa subjetividade, alguns aspectos sociais precisam confluir e estar em evidência. Para tanto, os espaços de diálogo proporcionados pela arte que abarcam a religião, filosofia, literatura, ciências humanas, exatas, entre outros, são fundamentais para a valorização e expansão do que vem a representar as manifestações de arte e cultura locais. Através dessas instâncias, o NAC pretende dialogar com os diferentes grupos representativos da comunidade do Vale do Caí a fim de construir estratégias de participação coletiva que busquem o compartilhamento da arte e da cultura, dos saberes populares e acadêmicos que contribuem para o fortalecimento e resistência das comunidades frente à ditadura da globalização desenfreada, massificadora e hegemônica. Para tanto, o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Feliz/RS (NAC- Feliz) pretende fazer-se presente e problematizar os espaços e oportunidades de toda e qualquer manifestação artístico cultural para compartilhamento e expressividade. Por isso, esperamos que haja o envolvimento dos membros do projeto nas ações e que consigamos trazer distintos grupos para compor momentos de debates significativos para o campo da arte e cultura na região e assim, juntos, possamos reforçar o importante papel que possuem na construção e consolidação de uma sociedade mais humana, crítica e justa.
AÇÕES AFIRMATIVAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE: NEPGS/2023
Coordenadora: Camila de Azevedo Moura ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O projeto proposto pelo NEPGS abarca um conjunto de ações realizadas com a intenção de fomentar a discussão e a construção de conhecimento acerca das temáticas de sexualidade, gênero e direitos humanos, a partir de discussões teórico-conceituais que o Núcleo planeja consolidar junto à comunidade interna e externa. Para tanto, serão realizadas diferentes atividades ao longo do ano com auxílio de bolsistas, estudantes voluntárias(os), integrantes do Núcleo e comunidade externa. Tais atividades constituir-se-ão de um conjunto articulado de ações, voltadas para a comunidade interna e externa, usando de diferentes metodologias de trabalho em grupo e construção coletiva, conforme a demanda e o objetivo. As ações planejadas são apoiadas por um histórico de ações já realizadas no Campus e na comunidade em anos anteriores e, de preferência, apoiada em demandas apontadas por estudantes, comunidade e pelas pessoas que integram o Núcleo. Serão desenvolvidas atividades como oficinas, grupos de estudos, pesquisas, rodas de conversa, e atividades voltadas à valorização e manifestação cultural.
ARTISTANDO, CERAMICANDO E MUITO MAIS 2024
Coordenadora: Viviane Diehl ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O projeto “Artistando, Ceramicando e muito mais…” alia arte e atenção estética, criativa e produtiva, de modo a contemplar a integração com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, e vai ao encontro de alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A abordagem no contexto das artes se propõe a abandonar as obviedades na produção do conhecimento, para movimentar a investigação, a criação e a educação estética a partir das demandas recebidas da comunidade, especialemente das redes de ensino. Sendo assim, o objetivo do projeto é problematizar o campo da arte, por meio de ações para instigar o processo de criação inventiva, oportunizar vivências teóricas e práticas, técnicas e artísticas, cujas experiências construídas e compartilhadas significativamente, educam para a convivência intercultural. Oficinas, exposições, encontros, cursos, material pedagógico, entre outros, integram o contexto metodológico. A ação do ARTEspaço é uma das propostas que divulga a arte através da organização de exposições em diferentes espaços proporcionando a educação estética. As ações movimentam as experimentações nas proposições estético-pedagógicas para uma interação compartilhada que pode qualificar os processos educativos e a geração de trabalho e renda. Também são contempladas ações para a abordagem da educação etnorracial africana e indígena, no currículo escolar, especialmente no que tange a implementação da Lei No 11.645/2008. Portanto, as experiências vivenciadas nos campos da arte promovidas no projeto ampliam o saber fazer contextualizado e estabelecem relações e significações para além do que é vivido cotidianamente. As proposições e a participação da comunidade nas ações desenvolvidas se inscrevem como geradoras de percepção, sensibilidade para o exercício do pensamento que dá sentido à vida.
DE BEM COM O PLANETA: COMPARTILHANDO SABERES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Coordenadora: Sinara da Silva ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: Os recursos naturais de nossos ecossistemas estão sofrendo pelo esgotamento, e, com isto, ficando poluídos, devido à ocupação dos espaços e da urbanização. Essas modificações ambientais são causadas devido aos atuais padrões de consumo e produção das sociedades. Poluição é tudo o que é introduzido pelo ser humano no ambiente de forma a causar danos à natureza e prejudicando os seres vivos. Essas substâncias podem ser introduzidas direta ou indiretamente. A poluição das águas em geral, não ocorre apenas pelo despejo de uma substância ou outra, individualmente, mas também, pela reação química que ocorre quando várias substâncias entram em contato unindo-se, como é o caso dos vários produtos de limpeza que utilizamos e que vão parar nos rios, lagos, mares e oceanos. A limpeza cotidiana de nossas casas, embora pareça inofensiva, pode trazer sérios riscos à saúde humana e ao ambiente, já que, a maioria dos produtos utilizados possuem em sua formulação, vários produtos químicos, que, se despejados na natureza, causam desequilíbrio nos ecossistemas, prejudicando não somente a água e o solo, mas também, a flora e a fauna. Mas não são somente os produtos de limpeza os causadores de poluição ambiental. Os cosméticos, embora não pareçam, contribuem significativamente para isso. Os microplásticos são predominantes nos produtos cosméticos porque possuem funções importantes para que esse produto tenha a eficácia prometida. Os microplásticos são adicionados aos produtos para exercerem as funções de “condicionamento da pele, esfoliação, abrasão, brilho, polimento de dentes, regulação de viscosidade, emulsificação, formação de filme, opacificação, absorção de líquidos, volume e mais”. Estes microplásticos, por serem muito pequenos, descem facilmente pelo ralo, passando pela filtragem das águas nas empresas de saneamento das cidades, indo parar diretamente nos rios e mares. Como os microplásticos não são biodegradáveis, quando chegam aos rios e mares, eles atraem as toxinas e bactérias que estão presentes na água. Estas toxinas e bactérias ficam presas aos microplásticos, fazendo com que os peixes e demais animais marinhos pensem que são comida. Diante disso, torna-se necessário levar informações importantes à comunidade em geral sobre este assunto, oferecendo receitas alternativas de produtos de limpeza, higiene pessoal e cosmética com ingredientes menos agressivos à saúde humana e ao ambiente. Estas receitas serão pesquisadas, testadas e oferecidas à comunidade em geral através de oficinas e, também, através de um panfleto que será desenvolvido pela equipe do projeto e compartilhado com toda a comunidade, esperando, assim sensibilizar as pessoas a respeito de questões sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade.
É PANC! EM BUSCA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E SUSTENTABILIDADE
Coordenadora: Carla Couto Nunes ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O Brasil abriga mais de 20% da biodiversidade existente no planeta. No entanto, ao longo dos anos essa biodiversidade vem sendo reduzida devido a ações antrópicas não sustentáveis. A prática da monocultura é o modelo de agricultura que vem sendo adotado, concentrando a alimentação em um número cada vez mais reduzido de espécies vegetais e causando grandes problemas em termos de sustentabilidade, como degradação dos solos, perda da diversidade biológica e poluição. Muitas espécies, outrora utilizadas na alimentação humana, acabaram caindo no esquecimento e, embora vivamos no país mais biodiverso do mundo, nossa alimentação é bem pouco diversificada. Muitas plantas espontâneas ou silvestres são denominadas “daninhas”, “inços” ou “matos”, pois suas utilidades e potencialidades são desconhecidas. Muitas destas espécies, por exemplo, são alimentícias mesmo que atualmente em desuso (ou quase) pela maior parte da população, sendo denominados Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), plantas que podem ser utilizadas na alimentação humana mas que não são comuns em mercados e feiras, não são corriqueiras. Estudos têm revelado que as PANC são ricas em nutrientes e podem desempenhar importante papel na perpetuação de hábitos alimentares mais saudáveis e que apresentam teores de vitaminas e minerais significativamente maiores do que muitos vegetais habitualmente consumidos, são mais ricas em fibras e compostos com funções antioxidantes e muitas possuem teores de proteínas superiores às fontes vegetais convencionais. A humanidade precisa estar atenta à importância da diversificação da nossa alimentação, não somente em relação à nossa saúde, mas também com o meio no qual estamos inseridos, visto que o modelo de agricultura atual está cada vez mais insustentável. Assim, o projeto visa compartilhar e difundir conhecimento sobre as plantas alimentícias não convencionais – PANC e contribuir para o resgate desses vegetais esquecidos (ou nem conhecidos) e negligenciados pela maioria da população, mas que são valiosos quando se trata de segurança alimentar e sustentabilidade. Será realizado um levantamento de espécies PANC com registro de informações sobre morfologia, habitat, clima e bromatologia (quando existente). A ênfase será dada a plantas de fácil identificação, menor probabilidade de serem confundidas com plantas tóxicas, em função da periodicidade, facilidade de cultivo e/ou de serem encontradas. Será trabalhada a questão da identificação das plantas, preferencialmente através do manuseio das espécies com a ajuda de um catálogo a ser elaborado. Nas oficinas a serem realizadas para apresentar, mostrar, identificar, experimentar, debater e refletir sobre a existência e importâncias dessas espécies, serão oferecidas iguarias PANC (previamente testadas). As plantas e as receitas trabalhadas serão disponibilizadas na rede social a ser criada para divulgação do projeto e disseminação do conhecimento sobre PANC, sendo que algumas plantas integrarão, ainda, um folder a ser distribuído nas oficinas. Se espera que as pessoas conheçam melhor as PANC, ampliando as possibilidades alimentares além das convencionais e que passem a utilizá-las como fonte nutricional, se conscientizem da necessidade da diversidade, tanto na mesa quanto no campo, de forma a resguardar nosso patrimônio genético, proteger nossos solos e garantir a sustentabilidade.
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA COMPARTILHADAS
Coordenadora: Izandra Alves ([email protected])
Período de realização: 01/05 a 30/11/2024
Resumo: Este projeto desenvolve – e pretende seguir com – atividades relacionadas à leitura junto a distintos grupos da comunidade, tanto os que frequentam os espaços formais de leitura quanto os afastados deles e que carecem de ações que tenham o texto literário como ponte de acesso às afetividades. As ações abordam a leitura de distintos textos verbais ou não verbais, contação de histórias, oficinas que envolvem o acesso à arte da palavra apresentada em distintas plataformas. A efetivação dos trabalhos acontece a partir das demandas já construídas há alguns anos e as ações ocorrem em escolas, creches, hospitais, asilos, parques, praças, cafeterias, supermercados e unidades de socioeducação. Com o propósito de colocar o texto literário no centro das discussões, de forma lúdica, criativa, mas não menos perturbadora e desencadeadora de debates e provocações, preparamos as ações juntamente com as equipes envolvidas diretamente e com os grupos atendidos, sempre considerando a as temáticas sugeridas por essas parcerias. Dessa forma, buscamos contribuir para a ressignificação daqueles que, por diversos e diferentes motivos se encontram ou isolados ou distantes do convívio familiar e social no sentido amplo (idosos em asilo e adolescentes privados de liberdade), aqueles que se veem com diferentes conflitos interiores (adolescentes em geral) ou ainda os pequenos que estão descobrindo o mundo das palavras e das letras(crianças).
FELIZ EM MOVIMENTO
Coordenadora: Vivian Treichel Giesel ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: Este é um projeto abrangente que aborda diversos tópicos relacionados à saúde e bem-estar. Os temas incluem fisiologia do exercício, nutrição durante o exercício, saúde e movimento, exercícios para a melhoria da qualidade de vida e questões de saúde global. Cada tópico será explorado de maneiras variadas e com uma duração adequada para aprofundar o conhecimento e atender às necessidades práticas relacionadas a ele. As atividades desenvolvidas tem como público-alvo aqueles que desejam aprimorar seu entendimento sobre questões de saúde, incluindo orientações nutricionais, saúde mental e o tipo de exercício mais adequado para suas necessidades individuais. Além disso, são abordadas questões nutricionais e físicas relacionadas à fisiologia do exercício para grupos populacionais individualizados e suas possíveis patologias específicas. O objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos, fornecendo tanto conhecimento teórico quanto orientação prática. O projeto sempre enfatizará a importância de uma alimentação saudável em combinação com o exercício, visando a melhorar os parâmetros de saúde e prevenir doenças. Há planos de incorporar aulas práticas assim que as condições da quadra permitirem, com duração de pelo menos uma hora, duas vezes por semana. Por fim, o projeto almeja que os participantes compreendam como lidar com todos os aspectos relacionados à saúde física e mental, algo particularmente importante e essencial no contexto da vida cotidiana de uma sociedade com pouco tempo disponível e grande acesso aos industrializados.
IF DE PORTAS ABERTAS: CONHECENDO O FANTÁSTICO MUNDO DOS MATERIAIS POR MEIO DE EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO
Coordenadora: Cínthia Gabriely Zimmer ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: Aprender ciências de um jeito diferente, além da sala de aula, poder entrar em um laboratório e descobrir que o estudo de ciências e suas tecnologias, incluindo química, física e materiais não são um bicho de sete cabeças, é um dos propósitos desse projeto. Sendo assim, a iniciativa tem como objetivo abrir as portas dos laboratórios de química e de materiais do campus Feliz e promover ações educacionais que visam engajar jovens de escolas da região no mundo da ciência, além de contribuir na divulgação dos cursos ofertados pelo campus. As atividades se darão, principalmente, por meio oficinas com experimentos práticos envolvendo fenômenos físico-químicos no estudo dos materiais, como também fenômenos do cotidiano. Os assuntos e experimentos tem foco no entendimento de como a ciência e a tecnologia fazem parte do nosso cotidiano e ainda demonstrar o instigante mundo dos materiais através de suas propriedades. As atividades serão desenvolvidas com base na faixa etária e/ou grau de instrução de cada grupo de pessoas. Também será elaborado conteúdo para ser disponibilizado em uma plataforma digital de livre acesso, com informações sobre o projeto e sobre os diferentes tipos de materiais que utilizamos no dia a dia. A oferta das oficinas é realizada através de contato com escolas e parcerias com outros projetos realizados no campus com foco na visitação de escolas. Espera-se com esse projeto difundir conhecimento para as pessoas além dos muros do IFRS, despertar neles o interesse pela ciência e suas tecnologias, da mesma maneira ser um meio de aproximação entre o Campus e a comunidade externa.
IFRS CAMPUS FELIZ NAS FEIRAS PEDAGÓGICAS
Coordenadora: Dayana Queiroz de Camargo ([email protected])
Período de realização: 01/04 a 30/11/2024
Resumo: Pretendemos, com o desenvolvimento deste projeto, proporcionar a complementação da formação científica dos alunos da educação básica de escolas da região próximas ao IFRS Campus Feliz, dos discentes dos cursos técnicos e dos acadêmicos dos cursos de Licenciaturas em Química e Letras e Engenharia Química (do IFRS Campus Feliz), por meio da participação em feiras pedagógicas promovidas pelas Secretarias de Educação e/ou escolas destes municípios. Nessas feiras, os integrantes do projeto – o/a estudante bolsista, docentes, técnicos-administrativos e discentes voluntários – irão aplicar jogos pedagógicos e realizarão experimentos de Química, Física e Linguagens. As atividades serão propostas baseadas em pesquisa na literatura para estarem coerentes com o objetivos do tema em estudo, além de serem previamente testadas, avaliadas e modificadas quando necessárias. As atividades desenvolvidas nas feiras pedagógicas permitem uma participação ativa dos alunos envolvidos no processo de aprendizagem, pois os mesmos ao seguirem todas as etapas do cronograma de planejamento e implementação das atividades proposta, apresentam os resultados obtidos, compartilhando-os com a comunidade em geral. Esta proposta contempla os objetivos do IFRS, dentre eles desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação como mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos; assim como a política de extensão, aproximando, desta forma, o IFRS Campus Feliz da sociedade. O presente projeto conta com parcerias: o projeto de extensão “Let’s Play”, o programa de ensino “CAIC” e o projeto indissociável de pesquisa, ensino e extensão “Experimentoteca de ciências do Campus Feliz: democratizando o acesso à ciência com kits didáticos itinerantes”.
IFRS CRIATIVO: ARTE, DESIGN, PRODUTO
Coordenadora: Viviane Diehl ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: A arte e o design destacam-se na economia criativa que tem sido tema de pesquisa e desenvolvimento no mercado atual. Este espaço do mercado oferece possibilidades de desenvolvimento, especialmente vinculado ao turismo. O olhar curioso e investigador promove ideias improváveis e oportunidades para resolução de problemas, capacita criativamente aqueles que se dispõem a este exercício, colaborando efetivamente na solução dos problemas sociais e no desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e, consequentemente, promovendo saúde e bem-estar. Considerando as diversas demandas recebidas para a criação e o desenvolvimento de produtos artísticos criativos este projeto extensionista vislumbra contribuições para a qualificação e capacitação profissional na área da arte e design, no contexto da economia criativa. Com a perspectiva de uma formação integral e integrada se propõe a promover ações no campo da arte e do design para o desenvolvimento de produtos que contemplem princípios de sustentabilidade e efetividade, aliando qualidades estéticas e funcionais, por meio de oficinas, encontros, exposições e visitas técnicas, com a participação de grupos da comunidade, capacitando recursos humanos para geração de trabalho e renda no desenvolvimento do arranjo produtivo local e sociocultural para a promoção do bem viver. A metodologia é experimental e fundamentada em oficinas estético-pedagógicas como espaços de criação e liberdade, que proporcionam a qualificação e capacitação na área da arte e design, além de palestras, exposições e visitas técnicas. Os resultados esperados pressupõem o desenvolvimento criativo para a qualificação dos participantes, inovando na produção de artefatos que cumpram as funcionalidades determinadas no processos de desenvolvimento e produção, para a promoção da economia criativa com a geração de renda no trabalho efetivo e eficiente de promoção do bem-viver.
INFORMÁTICA FÁCIL – PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL NO VALE DO CAÍ
Coordenadora: Ana Paula Lemke ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: A utilização de computadores e outros dispositivos eletrônicos é uma parte integrante de nossas vidas, abrangendo desde tarefas complexas até simples atividades de lazer. Para jovens e crianças, lidar com uma variedade de tecnologias e se adaptar a constantes novidades são uma prática comum. No entanto, o “saber lidar” não indica, necessariamente, saber fazer o melhor uso da tecnologia disponível. Em se tratando de indivíduos que nunca tiveram ou tiveram pouco contato com dispositivos eletrônicos, aproveitar de seus benefícios pode ser consideravelmente desafiador. Nesse contexto, o projeto “Informática Fácil” foi concebido com o objetivo de promover atividades com conteúdo introdutório sobre informática a fim de instruir os alunos a utilizar de forma produtiva e consciente computadores e internet em suas atividades cotidianas. Cabe aqui salientar que, mesmo promovendo atividades de cunho introdutório, serão tratados temas emergentes na área, como o uso de aplicativos baseados em Inteligência Artificial. Durante a realização das atividades, é objetivo também identificar necessidades específicas do público atendido com vistas à proposição de novos sistemas computacionais no futuro. Assim, o projeto desempenha um papel tanto no ensino, contribuindo para a formação dos indivíduos, quanto na pesquisa, uma vez que busca identificar novos requisitos para o desenvolvimento de sistemas computacionais que atendam às exigências e necessidades de públicos específicos. A metodologia das atividades propostas se baseia em identificação de demanda seguida de oferta de oficinas/aulas práticas ministradas por professores e monitores. Desde 2011, 157 alunos já concluíram com êxito uma das atividades ofertadas no contexto de outras edições do projeto. Como ocorreu em anos anteriores, espera-se que o projeto continue sendo bem recebido pela comunidade local e proporcione mudanças no comportamento dos participantes. Além disso, como resultado para a instituição, antevê-se uma maior aproximação com a comunidade, possibilitando a divulgação dos cursos oferecidos e estreitando laços para a proposição de novas iniciativas no futuro.
LET’S PLAY!
Coordenadora: Andrea Jessica Borges Monzón ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: A proposta do projeto de extensão Let’s Play para 2024 possui ações que se distribuem em três grandes eixos: 1) desenvolvimento e produção de jogos e atividades lúdico-pedagógicas para a Educação Básica; 2) participação em Feiras Pedagógicas e Mostras Científicas municipais da região; 3) formação acadêmico-profissional interdisciplinar e interprofissional. Desse modo, o objetivo é estudar, fomentar e elaborar jogos não digitais e estratégias lúdico-pedagógicas para a aprendizagem da Educação Básica. As iniciativas do Let’s Play se iniciaram de forma extensionista em 2020 e foram apresentando desdobramentos e interlocuções entre as áreas de Letras, Educação, Inclusão, Exatas e Meio Ambiente. Desse modo, propõe-se, baseando-se em demandas levantadas junto a educadores e educandos de municípios da região ao longo de 2023 e anos anteriores, que em 2024 sejam elaborados e produzidos jogos não digitais que fomentem aprendizado, reflexões e sensibilização dentro de 4 eixos temáticos: a) linguagens; b) raciocínio lógico-matemático; c) meio ambiente e sustentabilidade; d) diversidade, gênero e inclusão. Em 2023, o projeto Let’s Play participou de feiras pedagógico-científicas de vários municípios e/ou escolas no Vale do Caí e região da serra gaúcha, sendo possível identificar a ludicidade como um aporte teórico-metodológico viável, relevante e necessário para desenvolvimento de letramentos e movimentações dialógicas, interdisciplinares e transdisciplinares. Logo, os eixos temáticos aqui propostos estão alinhados com demandas regionais e educacionais atuais e com temas contemporâneos transversais da BNCC, além de estar alinhados com 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Os resultados esperados vão de encontro a promover e viabilizar práticas pedagógicas mais lúdicas e significativas para estudantes de Educação Básica, bem como contribuir para a formação acadêmica interdisciplinar dos/as bolsistas e demais membros da equipe do projeto, além de promover a interprofissionalidade e dialogicidade entre saberes múltiplos e a colaboratividade e partilha de conhecimentos no âmbito das Linguagens, Lógica e Matemática, mudanças climáticas, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Igualdade de Gênero e Raça, promoção da redução das desigualdades sociais e educacionais e promoção de educação de qualidade.
LÍNGUA INGLESA, LITERATURA E MOBILIDADE ESTUDANTIL
Coordenadora: Loiva Salete Vogt ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O projeto tem como propósito vincular os conhecimentos adquiridos no curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês ao mundo do trabalho, possibilitando que discentes apliquem o que aprenderam através de encontros semanais com a comunidade com o proposta de proporcionar oportunidades de comunicação em inglês nos níveis básico 1 e 2 com foco em conversação. Também no que tange à literatura, serão realizadas palestras/oficinas com o propósito de discutir e analisar obras literárias específicas, escritas originalmente em língua inglesa e/ ou portuguesa. A comunicação com a comunidade será intensificada através da página no Instagram: ifrsfelizletras@ em que serão publicados editais de interesse da comunidade e relacionados ao universo das Letras, tais como: oportunidades de intercâmbio, de mobilidade estudantil, eventos e concursos do IFRS. O projeto envolve atividades práticas de língua inglesa e literatura e é de extensão, pois convida a comunidade a participar e se integrar com o que ocorre no âmbito do IFRS.
MENINAS HIGH-TECH: COMBATE À DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NAS ÁREAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Coordenadora: Vanessa Petró ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: A desigualdade e a discriminação conforme o gênero vêm sendo debatidas há décadas e estão expressas em documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além disso, a equidade de gênero é o quinto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, ainda são enfrentadas inúmeras barreiras no mundo acadêmico e do trabalho, no que se refere à participação das mulheres na ciência e na tecnologia. O objetivo do projeto é contribuir para a equidade de gênero por meio do incentivo à participação de meninas nas áreas de ciência e tecnologia. O projeto teve início no ano de 2020 e dará continuidade às ações que estão sendo desenvolvidas desde lá. Entre as ações previstas estão lives; oficinas e palestras em escolas públicas de educação básica, envolvendo estudantes e docentes e produção de conteúdo para redes sociais. As atividades junto às escolas consistem em discutir questões de gênero no âmbito da ciência e da tecnologia, apresentar essas áreas, com destaque especial à contribuição das mulheres e desenvolver atividades práticas de aproximação ao universo da ciência e da tecnologia. As ações ocorrem por meio de metodologias ativas e por meio do diálogo com escolas parceiras, sendo constantemente avaliadas com o público contemplado.
MULHERES NA GESTÃO: A PRESENÇA FEMININA NAS ORGANIZAÇÕES E NOS CARGOS DE GESTÃO
Coordenadora: Cristina Ceribola Crespam ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: Estudos mostram que as mulheres são sub-representadas em cargos de liderança, assim como enfrentam obstáculos para ascender em suas carreiras e recebem salários menores em relação aos homens. Neste sentido, o projeto de extensão “Mulheres na gestão: a presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão” tem por objetivo geral conscientizar sobre a importância da presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão. Este projeto busca contribuir com o alcance do objetivo 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que se refere à Igualdade de Gênero, em especial ao item 5.5 relacionado a “Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”. Trata-se da segunda edição deste projeto, em que o público prioritário passa a ser a comunidade do município de Feliz e região, de modo que já se firmou parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Feliz (Acisfe) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) para a realização desta ação de extensão. Para tanto, será realizado um estudo na literatura sobre a presença feminina nas organizações e nos cargos de gestão, assim como um diagnóstico com as mulheres gestoras da região e com as alunas dos cursos da área de Gestão e Negócios do IFRS – Campus Feliz, a fim de levantar suas percepções. Posteriormente, serão realizadas rodas de conversa com a participação de mulheres gestoras e discussões com estudantes de escolas locais para o compartilhamento dos conhecimentos e vivências, com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero em todos os setores da sociedade e, dessa forma, incentivar a participação futura de mulheres nos cargos de liderança e estimular a gestão e o empreendedorismo feminino na comunidade. Além de incentivar a inclusão de mulheres em cargos de liderança nas organizações locais, esta ação tem por finalidade despertar o interesse dos estudantes em dar continuidade aos estudos e divulgar os cursos do IFRS – Campus Feliz à comunidade.
O IFRS – CAMPUS FELIZ É TEU: ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO EFETIVA DO CAMPUS FELIZ NO PROCESSO SELETIVO
Coordenadora: Sigrid Régia Huve ([email protected])
Período de realização: 02/05 a 30/11/2024
Resumo: O projeto surge para atender a necessidade social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul de promover a divulgação e conhecimento sobre a extensão, o ensino e a pesquisa oferecidos no seu campus na cidade de Feliz – RS, assim como evitar o alto índice de inscrições e envio de documentação comprobatória de forma equivocada. Tem-se o objetivo de divulgar o IFRS – Campus Feliz às comunidades e entornos do município, de modo a alcançar o maior número de candidatos que tenham interesse de ingressar nos cursos oferecidos, bem como explicitar o sistema de cotas e esclarecer dúvidas sobre as inscrições ao edital de ingresso. Assim, após contato e diagnóstico das instituições de ensino interessadas, serão agendadas visitas às escolas e serão realizados convites para que as mesmas conheçam tanto a estrutura física, quanto os recursos pedagógicos, de acessibilidade e inclusão escolar. Como resultados, espera-se contribuir para a ampliação do contato da comunidade externa com o Campus, aumentar o número de candidatos inscritos no processo seletivo, incluindo as pessoas com deficiências, transtornos e altas habilidades/superdotação, bem como diminuir, expressivamente, as inscrições em cotas incompatíveis com a realidade dos candidatos que não podem ser comprovadas e assim, minimizar as possibilidades de evasão. O projeto contribui também para a transformação social uma vez que os alunos que tiverem a oportunidade de estudar no campus, terão uma formação de qualidade, o que possibilitará uma perpectiva de um futuro melhor.