Início do conteúdo

Exposição “Enigma: Mulheres na computação” traz trajetórias e contribuições femininas para a história da computação


O projeto de extensão Meninas High-Tech, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Feliz do IFRS e com o apoio da Prefeitura Municipal de Feliz, traz para o Casarão Amália Noll, na Feliz, a exposição “Enigma: Mulheres na Computação”. A abertura da exposição ocorre às 10h do dia 14 de agosto de 2025.

Idealizada pelo Projeto Enigma, a exposição já circulou por diferentes cidades. O objetivo é dar visibilidade ao papel das mulheres na área da computação, resgatando, por meio da arte, as contribuições significativas de diversas pioneiras. As obras foram desenvolvidas por integrantes do projeto Enigma a partir da utilização de lixo eletrônico. As obras contemplam trajetórias de mulheres clássicas da história da computação até as contemporâneas, incluindo mulheres brasileiras.

A exposição estará aberta para visitação da comunidade, mediante agendamento, de 14 de agosto a 5 de setembro. A mediação para escolas tem duração média de 1 hora. As escolas interessadas em trazer estudantes devem realizar o agendamentos pelo e-mail: meninas.high.tech@feliz.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo