Início do conteúdo

Evento discute tecnologias para inovação e desenvolvimento industrial


No dia 08 de novembro, no auditório do IFRS Campus Feliz, aconteceu o II Workshop sobre tecnologias de armazenamento e transporte de fluidos. O evento teve como objetivo divulgar temas acadêmicos e tecnológicos relacionados a manufatura avançada utilizando materiais compósitos, polímeros nanocarregados e biopolímeros para vasos de pressão, vinculado ao projeto Inova Clusters Tecnológicos/Edital FAPERGS 02/2022.

O projeto intitulado “Manufatura Avançada utilizando materiais compósitos, polímeros nanocarregados e biopolímeros para vasos de pressão (MACOPV)” é uma rede científica, tecnológica e de engenharia, de referência no RS dedicado ao eixo estratégico de manufatura avançada, focando em vasos de pressão em materiais compósitos, combinando competências e infraestrutura de instituições do RS para geração de inovação e desenvolvimento industrial. É coordenado pelo professor Dr. Sandro Campos Amico, da UFRGS, e conta com a participação de bolsistas, professores/pesquisadores de diversas instituições e profissionais da indústria. Dentre as instituições que participam do projeto, pode-se citar grupos de Instituições de ensino e Centros Tecnológicos de diferentes regiões do RS, como a UFRGS, o Instituto SENAI de Inovação, o IFRS Campus Feliz, a UFPel e a UFSM. O projeto conta com a participação de representante de empresas sediadas no RS (Lupatech, STE Parts e Alchimia HUB), e de outras empresas colaboradoras, que são a Teijin e a Olin. Também conta com o apoio do poder governamental, da Prefeitura de Feliz, que foi muito importante para oportunizar a submissão do projeto.

Para a mestranda em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais na UFRGS e egressa da Engenharia Química do IFRS, Tainá dos Santos Guatimosim, “o evento é uma ótima oportunidade de unir universidade e indústria, de grande valia para a divulgação científica. O projeto MACOPV conta com diversos pesquisadores, é um projeto muito grande, no qual cada um trabalha na sua área, e conseguir unir tudo o que cada um faz em um único evento é extremamente importante para a visualização geral do projeto. Além de ser ótimo para os estudantes que presenciam e aprendem com as palestras, é muito bom também para o projeto e as empresas que tem parceria, é uma forma de agradecer e valorizar todo o apoio que o projeto recebe”.

Tainá que a troca de conhecimentos é importante e motivador para seguir realizando sua pesquisa. “Poder divulgar e participar de um projeto que é pioneiro no Brasil é gratificante e incrível para o meu conhecimento e crescimento científico. Minha pesquisa faz parte do projeto, sendo o liner de PEAD carregado com celulose nanocristalina, que tem como objetivo a redução de peso do material, mantendo suas propriedades. Durante o evento, pude ter contato com um profissional da Braskem que possui muito conhecimento em rotomoldagem de PEAD, consegui conversar com ele, tirar dúvidas sobre o processo que trabalho, podendo fazer essa ponte de conhecimento entre universidade e indústria, que é de grande valia para meu crescimento”, destaca.

O evento contou com palestrantes da Braskem, da Owens Corning, da Nanopoxy e da Marcopolo.  Também contou com apoio para o coffee break do IFRS, a Lupatech, a Vinícola Pagliosa, a Cervejaria Guampa e o Sicoob.

Fim do conteúdo