Início do conteúdo

Estudantes do IFRS expõem trabalhos na maior mostra nacional de Ciências e Engenharia


Ocorre nesta semana, de 18 a 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Quatro projetos desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participam como finalistas (saiba mais abaixo), incluindo um projeto do Campus Feliz, da área de engenharia.

As atividades presenciais do evento são realizadas na Universidade de São Paulo (USP), mas quem está distante pode conferir a Mostra Virtual de Projetos, com resumos e vídeos explicativos dos trabalhos. Dessa forma, é possível participar do Prêmio de Votação Popular – a premiação será concedida aos projetos cujos vídeos tiverem mais visualizações no YouTube.

Confira neste texto informações sobre os projetos dos estudantes IFRS e acesse os vídeos. Você pode também compartilhar os links dos vídeos dos projetos que mais gostar, para conquistar votos.

Sobre a Febrace 2024

Neste ano, são 226 trabalhos finalistas no evento, que é considerado a maior mostra nacional de projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico. Os finalistas foram selecionados entre os 2.900 inscritos por alunos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Na Mostra Virtual de Projetos, estão expostos 500 trabalhos semifinalistas.

 

Engenharia

Avaliação da Reciclagem de Vidraria Laboratorial para Produção de Porcelana

▶️ Campus Feliz – assista ao vídeo do projeto 

Recipientes de vidro para uso em laboratórios são produzidos com matérias-primas especiais, contudo são frágeis e quebram com frequência. O trabalho verificou que esse resíduo não é reaproveitado, sendo descartado, muitas vezes, em aterros. Com o objetivo de propor um destino mais sustentável a esses resíduos, o projeto busca responder: Qual será o efeito da adição de vidro laboratorial na produção de porcelanas? Complementarmente, foi realizada uma avaliação do ciclo de vida (ACV), a fim de aprofundar a investigação sobre impactos ambientais da produção de uma porcelana com adição de resíduo e uma porcelana convencional. Os resultados evidenciam que a adição proporciona benefícios nas propriedades do material, além de gerar valor agregado ao resíduo de vidro de laboratório, desenvolver conhecimento para uma produção mais consciente e com menor consumo de bens minerais e uso de energia.

Equipe: Victoria Zimmer Gomes (estudante), Cínthia Gabriely Zimmer (orientação), Suyanne Angie Lunelli Bachmann (co-orientação).

 

Ciências Humanas

Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina Através das Histórias em Quadrinhos

▶️ Campus Bento Gonçalves – assista ao vídeo do projeto

O projeto procura analisar referências a práticas de terror implementadas durante os governos autoritários das décadas de 1960-1970 em países como Chile e Argentina. As histórias em quadrinhos se revelam uma fonte histórica importante, pois têm a capacidade de sintetizar informações por meio da interseção entre a arte e a narrativa. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar de que modo as histórias em quadrinhos selecionadas retratam elementos como o terror estatal. Com isso, o trabalho busca avaliar como a tortura e o assassinato de militantes políticos, estratégias largamente usadas naquele momento histórico, são retratadas, no intuito de promover reflexão e uma cultura de paz e de valorização dos direitos humanos, para que tais violações não mais ocorram.

Equipe: Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva (estudantes), Letícia Schneider Ferreira (orientação).

 

 

Ciências Biológicas

Estudo da Atividade Antifúngica de Extratos Aquosos In Natura de Plantas na Inibição de Neofusicoccum Parvum 

▶️ Campus Osório – assista ao vídeo do projeto

O fungo Neofusicoccum parvum é responsável pela podridão-descente em videiras, causando perdas de até 100% nos cultivos das famílias viticultoras gaúchas. O fungo  é um grande risco aos pilares ambientais, sociais e econômicos para o Rio Grande do Sul. Assim, o trabalho tem como objetivo buscar alternativas, através de extratos aquosos, capazes de combater o Neofusicoccum parvum.

Em testes, os extratos de sálvia e alecrim foram capazes de retardar o crescimento do fungo. Já os extratos de alho, cravo e canela foram capazes de inibir o crescimento do Neofusicoccum parvum. Além disso, os extratos apresentaram capacidade fungicida. Dessa forma, o projeto enriquece diversos pilares da região, estudando extratos ainda não estudados contra um fitopatógeno sem fungicidas eficazes no Brasil.

Equipe: Amanda Ribeiro Machado e Marcella Gonçalves dos Santos (estudantes), Flávia Twardowski (orientação), com a colaboração do professor Marcus Almança, do Campus Bento Gonçalves.

 

Engenharia

Monitoramento das Águas do Rio Tramandaí Através de Sensoriamento Remoto

▶️ Campus Osório – assista ao vídeo do projeto

O projeto realiza o monitoramento e a análise de indicadores de qualidade da água do Rio Tramandaí entre os anos de 2016 e 2023, por meio de sensoriamento remoto, que é uma geotecnologia referente à obtenção de imagens a distância. A ideia do trabalho surgiu tendo em vista que monitorar recursos hídricos de maneira rápida e com efetiva proteção ambiental se torna, muitas vezes, inviável devido ao seu alto custo. Nesse contexto, o sensoriamento remoto pode ser aplicado como uma alternativa de monitoramento eficaz e de baixo custo.

Além da obtenção das imagens, realiza-se o pré-processamento e as análises do Total de Sólidos em Suspensão (TSS) através do software gratuito QGIS. E, por fim, realiza-se uma comparação com dados dos Relatórios de qualidade da água superficial do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, o projeto proporciona diagnósticos eficazes e de baixo custo aos órgãos que controlam os recursos hídricos, auxiliando na proteção, conservação e manutenção do Rio Tramandaí.

 Equipe: Luiza Soethe Avila (estudante), Flávia Twardowski (orientação), André Bilibio Westphalen (co-orientação).

Fim do conteúdo