Estudantes do ensino técnico e de graduação podem participar de seleção para estudar na Colômbia

Os selecionados terão a oportunidade de realizar atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico e inovação por até 90 dias, pelo Programa Cidadão Global do Conif.

Estudantes dos cursos técnicos e superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) poderão concorrer a bolsas do programa Cidadão Global do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica  (Conif). Os selecionados vão realizar atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico por até 90 dias em instituições parceiras da Rede Federal na Colômbia.

Ao todo, cinco estudantes – um de cada região do país – serão contemplados, sendo três de nível técnico e dois de graduação. A seleção será feita por meio de sorteio e entrevista.

edital de seleção está publicado. Para se inscrever, os estudantes devem cumprir com pré-requisitos como ter idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final da seleção; não ter sido contemplado em edições anteriores de programas de intercâmbio ofertados pelo Conif; possuir, no mínimo, nível B2 de proficiência na língua espanhola a ser aferido durante a entrevista; entre outros dispostos no documento.

O período de inscrições vai até 13 de outubro de 2024, via formulário eletrônico divulgado no edital. Os estudantes devem estar na Colômbia, para iniciar os estudos no país, em março de 2025. Para informações completas acesse o documento e seus anexos.

O Programa está dividido em duas modalidades de intercâmbio:

> Modalidade internacional de nível técnico: destinada a estudantes de cursos técnicos (integrados, concomitantes, subsequentes, regime de alternância e EJA).

> Modalidade internacional de graduação: destinada a estudantes de cursos de nível de graduação (tecnológicas, licenciaturas e bacharelados).

A lista de projetos ofertados pelas instituições estrangeiras parceiras, com os respectivos objetivos, pré-requisitos e uma breve descrição das atividades a serem desenvolvidas constam no Anexo I do edital.

Sobre a bolsa

Os candidatos contemplados com as bolsas receberão, cada um, um auxílio financeiro do Conif no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). A bolsa deverá ser utilizada para custos de moradia, transporte, alimentação, passaporte, dentre outros.

Live tira dúvidas

No dia 26 de setembro de 2024, às 11h, horário de Brasília, será realizada uma live para tirar as dúvidas. Os interessados em se candidatar a uma das bolsas podem participar pelo link: https://tinyurl.com/PCGConifLive.

Programa Cidadão Global

O programa foi lançado em comemoração aos 15 anos do Conif, sendo uma oportunidade inédita para estudantes das instituições associadas ao colegiado que desejam adquirir conhecimentos no exterior. O lançamento ocorreu durante a 137ª Reunião Ordinária do Conselho.