Estudantes do curso de Letras iniciam atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

No mês de novembro, o curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês do IFRS – Campus Feliz iniciou as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). No decorrer do programa, são 7 estudantes bolsistas e mais uma voluntária que irão desenvolver seus trabalhos na EMEF Cônego Alberto Schwade de Feliz.

As estudantes foram selecionadas de acordo com o Edital nº 48/2020: Bruna Sierpinski Trento, Daniela Vieira Foss, Francesca Iankowski, Gabriela Höerlle Flores, Jessy Dewes, Mariana Luciano Cruz, Thaís Schakofski e Juliana Schreiner (Voluntária). A professora selecionada como supervisora do programa foi Maria Cristina Franzen, que atua na escola da rede municipal de Feliz. Já o coordenador da área de Letras do Pibid no campus é o professor Giovani Forgiarini Aiub.

Sobre o Pibid, o professor Giovani ressalta a importância do mesmo para as estudantes, visto que “se trata de um programa cuja experiência em sala de aula ocorre desde os primeiros semestres do curso de licenciatura em Letras, fazendo com que os(as) futuros(as) professores(as) tenham um aperfeiçoamento das práticas docentes já no início do curso. Além disso, os estudantes passam a conhecer a realidade escolar através da participação da professora-supervisora, cujo papel é fundamental para realizar esta conexão entre a escola pública municipal e o IFRS”.

Em virtude de o IFRS estar com atividades exclusivamente remotas, ao contrário da escola municipal que retornou de forma híbrida (presencial + remoto), as reuniões do Pibid estão ocorrendo virtualmente, com leitura do Projeto Político Pedagógico da escola e elaboração de propostas didáticas a serem aplicadas de modo virtual.