Estudantes do Campus Feliz visitam a 11ª Bienal do Mercosul

A 11ª edição da Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, reúne uma seleção de obras de cerca de setenta artistas em torno do tema “Triângulo Atlântico”, que representa a porção do oceano entre o Brasil, a África e a Europa. Diversas turmas de alunos e professores do Campus Feliz do IFRS estiveram visitando o Museu de Artes do Rio Grande do Sul, no Santander Cultural e Memorial do Rio Grande do Sul, locais que compõem a Bienal.

No dia 08 de maio, o 2º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, acompanhado pelo professor Eloir De Carli e as bolsistas Luana Gobatto, Maria Júlia Ehlert e Tainá Guatimosim, integrando as disciplinas de artes e física. Já no dia 17, foi a vez das turmas dos 1º anos A e B Técnico em Informática, acompanhados pelos professores das disciplinas de artes, português e literatura, fundamentos da computação e matemática, Ana Paula Lemke e Joseane Fiegenbaum.

Sob coordenação da professora de artes Viviane Diehl, os alunos foram recepcionados e acompanhados por monitores em todos os espaços. As obras promoveram um diálogo sobre o conjunto da exposição que trata temáticas da cultura contemporânea, onde se destacam questões sociais que permitiram construirmos relações interdisciplinares de relevância na educação. A visita oportunizou uma abordagem importante da temática indígena e afro-brasileira com os alunos do ensino médio, prevista pela Lei 11.645, especialmente na visita a exposição do acervo do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul, que acontece no Memorial do RS.

Nessa oportunidade os alunos também visitaram a obra que trata de uma instalação sonora, composta de 14 caixas de som brancas e, em cada uma, ouve-se um idioma em perigo de extinção, sendo eles indígenas e nigerianos na Igreja Nossa Senhora das Dores.

Sobre sua experiência em visitar a Bienal do Mercosul, a aluna Luana Gobatto fala que “além de ter sido a primeira vez que participei de uma visita à Bienal, bem como exposições de arte no geral, afirmo que a Bienal abriu as portas para todos que se permitiram apreciar e procurar novos significados em cada obra ali exposta e, mostrou-se ser uma grande fonte de conhecimento a respeito da história, culturas e arte que ligam o Triângulo Atlântico. Acredito que, as palavras inspiradora, interessante e bela, sejam perfeitas para descrever a Bienal do Mercosul 2018. Deixou aquela vontade de ficar lá o dia inteiro, e se possível, voltar mais vezes para ter a oportunidade de conhecer o restante das obras”.

Após a visita os alunos fizeram trabalhos artísticos e expuseram os mesmos no espaço do Campus, a qual nomearam de “1ª Bienal do IFRS”.

Também no último sábado, dia 19 de maio, os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Letras e Licenciatura em Química, acompanhados pelos professores Andréia Antich, Edson Camargo e Letícia Grubert dos Santos, visitaram as instalações onde ocorre a 11ª Bienal buscando problematizar as propostas teóricas trabalhadas em sala, propiciando um momento de reflexão sobre a formação docente e a prática pedagógica.

Veja mais imagens na página no Facebook.