Estudantes de graduação do IFRS podem concorrer a bolsa para estudar em Portugal

São quatro bolsas destinadas a estudantes de qualquer curso superior de graduação do IFRS interessados em cursar componentes curriculares no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. As inscrições podem ser feitas até 23 de abril de 2023.

Estudantes dos cursos superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar de seleção para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Os selecionados poderão cursar componentes curriculares na instituição internacional, conforme as normas do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (PIMEI) do IFRS.

A participação visa complementar a formação por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias e estimular o compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

Neste processo são ofertadas quatro bolsas, no valor de 10 mil reais, que poderão ser utilizadas com despesas relacionadas à viagem (visto, estada em Portugal, material didático…). Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas no IPB. Informações completas podem ser obtidas no edital e seus anexos, publicados na página do IFRS.

Candidatura:

Os estudantes poderão se candidatar para cursar nas seguintes unidades: Escola Superior Agrária, Campus de Bragança; Escola Superior de Educação, Campus de Bragança; Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Campus de Bragança; Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, Campus de Mirandela; Escola Superior de Saúde, Campus de Bragança.

Também poderão participar deste programa de mobilidade os estudantes que, mesmo não tendo sido selecionados às vagas com bolsas, obtiverem classificação neste edital e puderem se comprometerem com todos os custos referentes à mobilidade.

Caberá ao Instituto Politécnico analisar as candidaturas dos estudantes selecionados pelo IFRS e aprová-las ou não, considerando o quantitativo de vagas em cada curso superior da instituição estrangeira. Informações completas nos editais e anexos.

Da inscrição:

Os interessados poderão se inscrever até 23 de abril, seguindo as orientações e pré-requisitos previstos no Edital Proex 13/3023. É importante a leitura atenta do documento e seus anexos.

Sobre a mobilidade:

O período de estudos será de cinco meses. A inscrição realizada pelo estudante compreenderá o primeiro semestre do ano letivo 2023/2024, que compreende o período de 18 de setembro de 2023 a 17 de fevereiro de 2024. O período de estudos poderá ser alterado de acordo com a mudança de calendário da instituição portuguesa.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].