Estudante do IFRS conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma online, com participação de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Campus Feliz.

Os resultados foram divulgados essa semana e, dentre os participantes, o aluno do 2º ano do curso Técnico em Química, Andrius Nunes Zimmer, conquistou medalha de prata na competição.

Andrius já foi bolsista do Clube de Astronomia do Campus Feliz e conta que em razão do evento ser realizado de forma online “fiquei um pouco ansioso por ser algo diferente, mas deu tudo certo, consegui fazer a prova. É bem gratificante receber uma medalha. Já recebi a medalha de bronze no ensino fundamental e dessa vez consegui a medalha de prata, mostrando que consegui evoluir nos meus estudos”.

Com a nota obtida, o estudante foi pré-selecionado para a Fase Online das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. Os estudantes selecionados nos Treinamentos de 2021 irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

Sobre a expectativa de participar da competição, Andrius fala que “adoraria participar da olimpíada internacional, mas ainda existe outra prova seletiva para participar da internacional, vou dar o meu melhor para conseguir me classificar. Agradeço colegas e professores por todo apoio.”