Geral
Estudante do Campus Feliz conquista premiações na Mostratec 2024
Projeto do Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou duas premiações na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec 2024. A feira ocorreu de 21 a 25 de outubro em Novo Hamburgo.
O trabalho “Sustainware: Transformando resíduos em louças cerâmicas sustentáveis”, apresentado pela estudante do técnico em administração Victoria Zimmer Gomes, com orientação da professora Cínthia Gabriely Zimmer, recebeu o 1º lugar no Prêmio Sebrae – Cultura Empreendedora e Inovação. Com a conquista, Victoria foi convidada a participar de uma missão para conhecer um ecossistema de inovação na Europa, em local a definir. O mesmo projeto ganhou também o 4º lugar na categoria Engenharia de Materiais do Prêmio Mostratec.
O Sustainware avalia a viabilidade do uso conjunto de casca de arroz e resíduos de vidro na produção de louças cerâmicas sustentáveis. Os resultados indicaram que é possível fabricar louças cerâmicas contendo até 60% de resíduos em sua composição, sendo 30% de cinza de casca de arroz e 30% de vidro descartado (saiba mais sobre o projeto do Campus Feliz).
É a segunda participação de Victoria no evento. Ela conta que seu “primeiro contato com o evento foi acompanhando um grupo de estudantes do IFRS que estavam apresentando um projeto também na área de cerâmicas. Desde esse momento, fiquei fascinada pela troca de experiências e pela qualidade dos projetos apresentados. Ano passado, tive a oportunidade de apresentar, pela primeira vez, meu trabalho sobre a reciclagem de vidrarias laboratoriais na porcelana, e esse ano apresentamos sobre a reciclagem de vidro em louças brancas. A Mostratec se tornou uma plataforma essencial para o meu crescimento, permitindo que eu me envolvesse de forma mais profunda em pesquisas e interações com pessoas de diferentes áreas, o que ampliou meu horizonte acadêmico e profissional”.
Além da possibilidade de representar o IFRS, a apresentação dos projetos na Mostratec e em outras feiras científicas instiga também a aluna a continuar buscando novas possibilidades na pesquisa. “Tem sido uma verdadeira jornada de evolução”, explica a aluna. “O aprendizado que adquirimos é inestimável, tanto no aspecto técnico e acadêmico quanto no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Cada edição e cada projeto me proporcionam uma oportunidade única de aprender novas técnicas, de conhecer pessoas da indústria, pesquisadores e alunos do mundo todo, o que é extremamente enriquecedor. Cada novo projeto
me desafia a encontrar soluções mais criativas e eficazes, o que me ajuda a crescer não só como pesquisadora, mas também como cidadã preocupada com o futuro do planeta”, comenta.
Na Mostratec desse ano, além de destaque na área de engenharias, o projeto também foi selecionado para imersão internacional. Sobre as expectativas com essa experiência, Victoria declara que “ter uma credencial para um evento desse porte é uma grande honra, e me sinto muito motivada para representar meu trabalho e o IFRS. Minha expectativa em relação à premiação é sempre dar o meu melhor, não apenas como forma de reconhecimento, mas também para mostrar o avanço da minha pesquisa e divulgar os conhecimentos que estamos desenvolvendo, especialmente na área de sustentabilidade. Sei que, em eventos dessa magnitude, há muitos outros alunos e projetos incríveis, por isso, participar já é uma grande vitória para o meu crescimento. O mais importante, no entanto, é a oportunidade de aprender com outros pesquisadores, trocar ideias e expandir minha visão de mundo. Sinto que a minha pesquisa, com foco na reciclagem de materiais, pode contribuir para o debate global sobre as mudanças climáticas e, assim, fortalecer meu compromisso com as
causas ambientais”, finaliza.
O IFRS teve ainda outros 11 projetos finalistas na edição deste ano da feira (confira a lista completa). Os estudantes que atuam como bolsistas e voluntários desses trabalhos puderam apresentar o desenvolvimento da pesquisa, os principais resultados, interagir com o público, com avaliadores e com os demais jovens cientistas presentes.
A instituição marcou presença na Mostratec ainda com um estande, pelo segundo ano consecutivo. No espaço, visitantes receberam materiais de divulgação, souberam mais sobre os campi, os cursos ofertados e atividades desenvolvidas. Crianças e adultos foram atraídos, principalmente, por projetos apresentados.
Esta foi a 39ª edição da Mostratec e contou com a participação de estudantes de 12 países de 21 Estados brasileiros. A feira é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Teve a apresentação de 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil.