Egressa da Licenciatura em Química do Campus Feliz é finalista do prêmio “Educador nota 10”

A egressa do curso de Licenciatura em Química do Campus Feliz do IFRS, Francine Branco Takamoto, está entre os 50 finalistas do Brasil na 24ª edição do Prêmio “Educador nota 10”. Francine é professora de Química e Física do Colégio Estadual Professor Jacob Milton Bennemann de Feliz.

A professora conta que não pensava em fazer química, por considerar uma disciplina monótona, mas “quando chegou a época de fazer vestibular, a convite de uma amiga, fui fazer o vestibular no IFRS Campus Feliz e no curso de Química. Fiquei em 11° lugar no vestibular. No decorrer do curso, me encantei pela forma como meu então professor, hoje amigo Chico, conduzia a docência. E me apaixonei pela Química. Ela está em tudo. Nos compostos biológicos que nos compõem. Na estrutura física dos materiais. Na preparação das tintas artísticas. No solo geográfico. Na datação das eras históricas”.

O projeto destacado no prêmio foi resultado de uma importante intervenção em sua turma na escola JMB e que também foi base do seu trabalho de conclusão de curso. O ponto de partida foi um problema local: a água do município de Feliz é muito dura (tem alta concentração de carbonatos), gerando uma camada esbranquiçada que se deposita sobre utensílios como panelas e talheres. Os estudantes e seus familiares conhecem métodos caseiros mais ou menos eficientes para a removê-la. A partir disso foram colocadas questões: O que há em comum entre os reagentes caseiros que funcionam? Quais os princípios químicos que explicam a eficiência de alguns produtos e a ineficiência de outros? Os alunos pesquisaram em casa, trouxeram itens de cozinha com precipitação incrustada e testaram os reagentes sugeridos para a remoção. Observando os resultados, sob mediação da professora, caracterizaram o grupo dos ácidos por meio da reação entre eles e os carbonatos e perceberam a utilidade do saber científico na vida prática.

Em suas aulas, Francine fala que busca “ajudar meus alunos a entender que a química pode ser compreendida através de conteúdos interdisciplinares. É importante fazer com que eles se sintam parte do conhecimento. Que o professor não é detentor de todo saber, e que trocas de ideias devem ser constante na aprendizagem”.

Francine colou grau no curso de Licenciatura em Química no último dia 4 de fevereiro. Sobre o reconhecimento dentre tantos projetos avaliados, Francine diz que “a importância do prêmio é fazer com que a educação seja vista como ótimo empreendimento. Que a ciência não é um fardo, e sim um caminho!”.

Sobre o prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.