Início do conteúdo

Desastres climáticos no Vale do Caí provocam estudantes no 1º Hackaton do Campus Feliz


De 12 a 16 de agosto aconteceram no IFRS Campus Feliz a 2ª Semana da Informática e a Jornada Acadêmica do Curso de Análise Desenvolvimento de Sistemas, que contaram com a participação de estudantes dos cursos técnico e superior em oficinas, palestras e visitas técnicas.

O destaque principal da programação foi a realização do 1º Hackathon do Campus Feliz, que teve como objetivo desafiar os 49 alunos participantes, divididos em dez equipes, a desenvolver protótipos e sistemas aplicáveis em uma área temática durante 20 horas: das 22h30 da sexta, dia 16, até às 18h30 do sábado, 17 de agosto.

Além dos estudantes terem que lidar com a pressão do tempo, do sono e imprevistos, o Hackathon também os estimulou a aplicar seus conhecimentos em análise, projeto e implementação de sistemas, incentivando a resolução de problemas em um ambiente competitivo.

O tema proposto para o evento foi “Desastres Climáticos no Vale do Caí: Prevenção e Atendimento Emergencial.” Antes do início das atividades, os alunos participaram de um painel sobre a área temática envolvente o Meio Ambiente, voluntariado e resgate.

Os participantes foram divididos em 2 categorias:

Modalidade Iniciação: Participaram somente alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico em Informática. As equipes inscritas nessa modalidade foram avaliadas por uma comissão de especialistas na área temática. Nesta categoria, não era obrigatório implementar uma solução com uma linguagem de programação, mas foi fortemente recomendado que as equipes criassem protótipos de telas para demonstrar à comissão julgadora o funcionamento do sistema.

Modalidade Programação: Permitiu a participação de alunos de todos os níveis, inclusive egressos do campus. Esta modalidade requer conhecimentos em programação e as soluções propostas pelas equipes foram submetidas tanto à avaliação técnica por profissionais da informática quanto à avaliação de uma comissão multidisciplinar na área temática.

Equipe vencedora na categoria Iniciação

As equipes vencedoras foram:

Modalidade Iniciação: Equipe Phalanx, composta por Marcelo de Almeida, Kelly Larissa Thomas, Luiz Henrique Pacheco, Mathias Scherer e Nicolas Soldi Kochhann. Essa equipe propôs um aplicativo para gestão de abrigos em casos de desastres naturais envolvendo o monitoramento de abrigos, números de vagas, doações e demandas necessárias.

Modalidade Programação: Equipe Bananas in Pyjamas, composta por Mikael Odair Klein, Cauã Fabrício Auler, João Vitor Tavares, Eduardo Gradischnig e Fábio Junior Nielsson Bastian. A equipe vencedora propôs e implementou a aplicação Caminho Limpo, visando gerenciar os problemas gerados pós enchentes com o grande volume de resíduos. O sistema auxilia na localização, coleta e destinação correta dos resíduos.

Vencedores na categoria Programação

O evento contou com o apoio da Madesa, que garantiu brindes a todos os participantes e proporcionou às equipes vencedoras das duas categorias a participação no TDC Summit Porto Alegre, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina que ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro.

 

Fim do conteúdo