Conhecimento, preocupação ambiental e afetividade são destaque na Mostra Técnica do Campus Feliz

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2024, o Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul realizou sua 12ª Mostra Técnica, momento para trocar conhecimentos e divulgar o que é produzido por estudantes e servidores do campus e de outras instituições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Este ano, o evento integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal evento de divulgação científica do Brasil, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que conta com atividades do norte ao sul do país. Diante disso, o tema escolhido para a Mostra Técnica foi “Contribuições dos Biomas e dos Saberes Tradicionais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Durante a manhã e tarde do dia 16, foram apresentados os trabalhos de educação infantil e ensino fundamental da 6ª Mostra Júnior. Ao todo, foram quase 60 trabalhos de 15 municípios da região que participaram do evento. (Confira as apresentações que foram destaque da Júnior).

A cerimônia de abertura do evento, realizada na quarta-feira, 16, no auditório do campus, foi agraciada com o espetáculo da Orquestra de Cordas de Feliz, projeto de música realizado dentro das oficinas do Mosaico Cultural realizado pela prefeitura de Feliz.

Em sua fala inicial, o diretor-geral do Campus Feliz, professor Marcelo Lima Calixto, ressaltou a participação de estudantes e servidores na organização do evento, no planejamento da programação e demais atividades.

O professor Fábio Azambuja Marçal, Pró-reitor de Ensino do IFRS, destacou que as mostras são eventos que dialogam com a comunidade, criando conexões dos saberes acadêmico e popular. “Me sinto privilegiado em estar aqui hoje, tive a oportunidade de respirar uma atmosfera muito bonita, com a presença de crianças e jovens aqui, pulsando dentro do campus, neste dia muito bonito”, disse.

O reitor do IFRS, professor Julio Xandro Heck, também falou que as Mostras sempre são um momento de grande alegria e comemoração para a instituição. “A mostra é o nosso momento de consagração, da gente mostrar aquilo que a gente fez ao longo do ano, de se apresentar, de ouvir a crítica construtiva e que melhora os nossos resultados, mas também é o momento da gente abrir o campus para que a comunidade nos conheça mais ainda, oportunidade de abrir as nossas portas e mostrar as tantas coisas legais que a gente faz aqui dentro e que são incontáveis”, declarou o reitor.

Ainda, como momento de abertura, o público presente pode ouvir e participar das discussões do painel temático “Proteção dos biomas e a emergência climática”. Cada um dos convidados trouxe um enfoque dos seus estudos sobre o assunto geral do evento e que se complementaram. A professora Dra. Danira Letícia Padilha (Universidade Federal de Goiás), falou da sua pesquisa “Manter em pé o que resta não basta: o papel da restauração para o futuro do bioma Mata Atlântica”. A professora Dra. Camila Angélica Baum (IFRS Campus Feliz) falou sobre os “Impactos dos eventos extremos nos biomas brasileiros”. Já o professor Me. Eduardo Echevenguá Barcellos (IFRS Campus Feliz) trouxe as discussões sobre as “Áreas de Preservação Permanentes em área urbana: ocupação e impactos”.

Ao longo do evento, além da exposição dos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, indissociabilidade, da 6ª Mostra Júnior, quem esteve no campus teve a oportunidade de participar de oficinas sobre diversas temáticas, da trilha ecológica, demonstração de experimentos na Feira de Ciências e prestigiar as atividades culturais, com exposições, apresentações musicais e de dança. Também como um espaço especial dentro da Mostra, a Galeria Inclusiva, organizada pelos núcleos do campus (NAPNE, NEPGS e NEABI), proporcionou um espaço para conhecer a atuação do campus no que diz respeito às ações inclusivas, de diversidade de gênero e sexualidade, das identidades e relações étnicorraciais.

Para a estudante Richellen Rodrigues Ramos, do curso técnico em administração do Campus Feliz, a participação em eventos como a mostra sempre são importantes, pois consegue compartilhar “as minhas experiências como bolsista de extensão e as experiências incríveis que a gente consegue trabalhando através da colaboratividade com os outros projetos do campus, fortalecendo a nossa comunicação aqui dentro e com a comunidade externa”.

Na noite de quinta-feira, dia 17, como encerramento do evento, foram divulgados os trabalhos avaliados como destaque. (Confira os destaques de ensino, pesquisa e extensão)

Confira algumas imagens: